O estudante Leonardo Paiva, estudante do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Professora Elza Breves de Carvalho, foi selecionado para representar Roraima no Programa Jovens Embaixadores 2021. Este ano, a seleção contou com 10.119 inscritos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, que concorreram a 33 vagas.
Devido à pandemia da covid-19, o programa será realizado pela primeira vez de forma virtual, entre os meses de julho e agosto, diferente dos anos anteriores, quando o aluno participava de um intercâmbio presencial de três semanas nos EUA (Estados Unidos da América).
“Ao descobrir que fui selecionado, vi como meus esforços valeram a pena. Estou ansioso para o início das atividades, mesmo que não seja de forma presencial como eu esperava. Acredito que, ainda assim, será um momento de grande aprendizado e conhecimento”, ressaltou Leonardo.
O estudante de 18 anos está no terceiro ano do Ensino Médio e se destacou no colégio por seu bom desempenho acadêmico, atuação nos projetos escolares, monitoria, boas notas e interação com gestores escolares.
Os selecionados do programa participarão, juntamente com estudantes americanos, de atividades e oficinas sobre liderança, cultura, comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e vão compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura e de suas famílias e comunidades.
Além disso, participarão de atividades complementares, com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido por meio do intercâmbio de experiências. Serão propostas atividades que visam estimular o processo criativo e inovador dos participantes, contando com missões, desafios e projetos criativos mão na massa.
“O programa tem como objetivo um intercâmbio de conhecimentos. Os jovens que participarem terão certamente uma experiência única de muita riqueza e diversidade”, destacou a coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Cristina.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos EUA, com apoio do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da rede BNCs (Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos), além de empresas FedEx, MSD e IBM, +Unidos e PLT4Way.
Este ano, os participantes fizeram a inscrição online, protocolaram documentos exigidos em edital, participaram de entrevista oral e exames escritos. A seleção nacional foi realizada por um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.
Fonte: SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Francis Silva
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed