Estudantes apresentam peças de teatro sobre bullying e violência doméstica

Resgatar valores sociais como respeito, justiça, responsabilidade e tolerância. Este é principal objetivo do projeto “Trabalhando valores por meio dos gêneros literários”, desenvolvido pela Escola Estadual Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, localizada no bairro Santa Teresa, em Boa Vista.

A atividade resultou em peças teatrais e dramatizações que serão apresentadas pelos estudantes das turmas do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental nesta sexta-feira, dia 14, pela manhã a partir das 10h e à tarde a partir das 16h, na própria instituição de ensino.

Os valores sociais foram trabalhados em sala de aula durante a disciplina de Língua Portuguesa, por meio dos gêneros literários como poesia, poema e paródia, além de música de vários estilos, incluindo o gospel.

“Percebemos que, com o projeto, os alunos ficam mais sensibilizados, se tornam mais tolerantes e sociáveis. A escola precisa trabalhar esses valores para que tenhamos um ambiente cada vez mais agradável e propício à aprendizagem”, destacou Luciene Pereira, coordenadora pedagógica da instituição.

APRESENTAÇÕES – Os alunos também estudaram textos da poetisa Cora Coralina e de poetas como Vinicius de Morais e Bráulio Bessa. A partir daí, produziram suas poesias e peças teatrais. Entre as apresentações, peças baseadas na crônica “O empresário e a morte” e no romance “Romeu e Julieta”.

Também haverá apresentação de um júri simulado sobre assedio sexual no trabalho e dramatização de um telejornal abordando a questão da violência doméstica. Além disso, mesas redondas discutirão sobre bullying e violência doméstica.

A Escola Estadual Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva está localizada na Rua Sardinha, s/n°, bairro Santa Teresa. Atualmente atende 680 alunos no Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).