Estudantes aproveitam os espaços tecnológicos oferecidos pelo CCTI

Todos os estudantes de Boa Vista tem acesso livre aos computadores e cursos oferecidos pelo Centro de Ciência Tecnologia e Inovação (CCTI), que fica localizado na avenida Glaycon de Paiva, 1820, bairro Mecejana. São disponibilizados computadores em ambiente climatizado para pesquisas escolares e momentos de lazer como jogar e interagir nas redes sociais.

Além disso, os alunos inscritos nos cursos do CCTI têm acesso às mesas para reuniões de grupos, auditórios e salas de laboratórios. O Centro oferece vários cursos para que os estudantes possam se capacitar e entrar no mundo da tecnologia, tendo um acesso gratuito à internet. Entre as atividades disponíveis estão robótica, desbravadores digitais, pré-aceleração de starturps, desenvolvimento de sistemas e outros minicursos.

Para a secretária municipal de Inclusão Digital, Amanda Sanguanini, o Centro é um lugar de oportunidades, onde a população pode aproveitar de toda estrutura oferecida. “Aqui os estudantes podem pesquisar seus trabalhos, se distrair e ainda aprender com os cursos gratuitos que são oferecidos no centro”, concluiu.

O estudante Lucas Moraes, de 19 anos, está cursando o 3º ano do ensino médio e se prepara para fazer as provas do Enem e do vestibular. “Depois que conheci o Centro passei a frequentar o espaço quase todos os dias, porque a internet é muito boa e eu consigo estudar para os trabalhos da escola e também para o vestibular”, disse Lucas.

Confira as opções de cursos: 

Desbravadores Digitais: Projeto que reúne alunos do ensino fundamental para desbravar virtualmente o território municipal utilizando sistema GIS Opensource e imagens de satélite. Os dados coletados são trabalhados em oficinas de modo que estimulem a criação de políticas públicas sob os olhares da população.

Torneio de Robótica: Projeto extracurricular voltado às crianças da rede municipal de ensino que tem idade entre de 9 a 11 anos, criado para despertar o interesse delas em temas como ciência e tecnologia.

-Iniciação Digital: São cursos voltados para pessoas que tem a partir de 14 anos com pouco ou nenhum conhecimento em informática, com direito a receber o certificado de qualificação após a conclusão do curso.

-Programa de Inovação Empreendedora: É um programa de pré-aceleração voltado a incentivar a startups, tendo como foco a inovação e empreendedorismo. Esse programa é executado por meio de uma parceria com o Burity Valley. Ao final do programa, o participante poderá ser escolhido um dos projetos para ingressar na Aceleradora de Startup ou Incubadora.

-Estalos (Previsto): São minicursos, oficinas de aprendizagem, palestras, workshops e hackathons, destinados a jovens, adultos e crianças, independentemente de escolaridade, visando despertar o interesse pela cultura digital.