Estudantes da Estácio aprendem a atrair atenção para novas ideias e negócios

O mercado de trabalho está cada dia mais dinâmico e tudo que você aprende hoje pode ter sido superado por uma nova ideia daqui a alguns meses. E para se manter atento às novidades, é necessário investir sempre em capacitação e não ficar para trás. Por essa razão, os estudantes do Centro Universitário Estácio da Amazônia aprendem, a cada semestre, conceitos e estratégias modernas que estão alterando as relações comerciais no mundo dos negócios.

Uma dessas ferramentas foi apresentada, nessa quarta-feira (20), pela analista do Sebrae, Graciela Missio, que realizou uma oficina de Pitch, uma apresentação direta e curta sobre uma ideia ou oportunidade de negócio. A oficina foi direcionada aos estudantes de Administração e Gestão.

A palestrante lembra que a ferramenta é bastante utilizada por startups e surgiu com esse objetivo: aproveitar o momento que o empreendedor encontra um possível investidor ou mentor, na entrada de um elevador, e só tem poucos minutos para convencer investidores e clientes em potencial de que seu negócio vale a pena. Por isso, se usa o termo elevator pitch.

Durante a oficina, Graciela conceituou a técnica, lembrando que o ideal é aprender a utilizar o pitch para convencer alguém dentro de um tempo médio em torno de três a cinco minutos. Além disso, ela apresentou roteiros de como fazer e, por fim, estimulou os alunos a elaborar um pitch de algum projeto que já possuem ou sobre uma ideia de negócio.

Segundo ela, os conceitos do Pitch vão servir não só para a vida profissional no mercado de trabalho, mas principalmente, neste momento, da vida acadêmica. “A ideia é ensinar e aprimorar essa técnica, com passo a passo, também com foco nas atividades acadêmicas porque nesse momento da faculdade, durante as apresentações dos trabalhos estudantis, nós retratamos formatos de pensamentos, ideias e projetos, tentando convencer uma pessoa de que aquilo é realmente algo inovador, mostrando a problemática e explicando como funciona  e afirmando que a sua ideia é a melhor solução a ser aplicada”, analisa.

Para a coordenadora do curso de Administração da Estácio, Janaína Costa Ribeiro, outra vantagem dessa técnica é que a estratégia reforça, principalmente, a necessidade de se usar a objetividade para focar em informações essenciais e diferenciadas. “É um formato de apresentação que é simples e extremamente objetivo com o que se quer passar. E como estamos formando gestores, precisamos auxilia-los no preparo e na segurança quanto às informações, a ter uma boa dicção, dentre outras, e nada melhor que treinar os estudantes com essa técnica que é o Pitch”, afirma.

INSTRUTORA

Graciela Missio é formada em Administração, possui MBA em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e PMI – Gestão de Projetos pelo Senac. Ela é mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia voltada para Inovação na UFRR. Atualmente é analista técnica do Sebrae, onde trabalha com gestão de Projetos de Inovação, Startups e Economia digital