O Centro Universitário Estácio da Amazônia agendou seu Júri Simulado do semestre 2023.2 para o dia 1º de novembro, no auditório da instituição, no bairro União, a partir das 19h. Devem participar cerca de 40 alunos do curso de Direito, desde o 1º ao 10º semestre, atuando nas diversas funções que compõem um Tribunal do Júri.
O coordenador da atividade, professor Bruno Caciano, explicou que os estudantes serão divididos entre as bancadas da acusação, de defesa, o juiz, as testemunhas, jurados, réus, e oficiais. “Mas os protagonistas da simulação são alunos a partir do 7º semestre, escolhidos com base em seu histórico acadêmico e conhecimento jurídico para ocupar essas funções. O objetivo é garantir que o Júri Simulado seja o mais realista e educativo possível”, frisou.
O crime que será julgado é um caso concreto que envolve a acusação contra um réu por homicídio doloso com duas qualificadoras. O crime ocorreu em 2016, em Boa Vista. “Vale ressaltar que, no julgamento real, o réu foi absolvido. Mas os alunos se aprofundaram no caso, analisando evidências, estudando teses jurídicas, e apresentando argumentos para a denúncia e defesa e o resultado poderá ser totalmente diferente do que houve no caso concreto”, comentou o professor.
Caciano observa que a atividade prática é uma oportunidade para os estudantes da Estácio aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, “bem como desenvolver habilidades essenciais de oratória, argumentação e análise crítica”. “A experiência em um ambiente de tribunal simulado oferece aos alunos a chance de vivenciar a dinâmica de um julgamento real, o que contribui significativamente para o seu desenvolvimento profissional”, reforça.
O coordenador da atividade atuará como assessor do juiz, garantindo que o processo seja conduzido de acordo com as normas e procedimentos jurídicos. “O Júri Simulado completa a formação acadêmica de forma prática aos futuros profissionais do Direito. É uma oportunidade de aprendizagem avançada para os alunos, e também um evento que demonstra o compromisso da instituição em oferecer educação jurídica de qualidade”, conclui.