Para alegrar os pacientes internados nas unidades médicas e ajudar a formar profissionais mais humanizados, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) desenvolve o projeto de extensão Sensibilizarte. O grupo é formado por estudantes de Medicina e Enfermagem. Neste domingo (19), das 14h30 às 17h, os alunos realizarão a primeira visita do ano ao Hospital Geral de Roraima (HGR).
O Sensibilizarte conta com 72 voluntários que atuam no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Os alunos atuam em quatro frentes: contação de histórias, musicoterapia, palhaçoterapia e artesanato.
Em 2016, as visitas dos voluntários marcaram a vida da estudante Carla Aparecida, 19 anos, que estava acompanhando o seu pai há mais de uma semana no HGR, após passar por uma cirurgia na vesícula. “O hospital é um ambiente triste e para minha felicidade entraram os palhaços no quarto. Até hoje lembro do rosto dos pacientes de alegria, foi tão bom”, relatou a estudante, que hoje também é voluntária no Sensibilizarte.
A professora do curso de Medicina da UFRR, Charlote Aguiar, explica que o Projeto Sensibilizarte proporciona aos estudantes maior proximidade com os pacientes e os ajuda a vivenciar o que aprendem na teoria. “Acredito que a experiência de levar atividades lúdicas a quem está fragilizado, seja uma oportunidade ímpar para se conhecer melhor. Ao invés do foco no tratamento de doenças, eles conhecem as pessoas que têm a doença”, explicou a professora.
Suenia Manduca, 21, estudante de Medicina da UFRR, atua há mais de um ano como voluntária. “Fiquei sabendo do projeto quando minha prima postou uma foto do Sensibilizarte. Nesse tempo estava terminando o ensino médio. Mas quando comecei a cursar Medicina já fui logo me inscrevendo”, relembra Suênia, que é contadora de histórias.
Para preparar os estudantes sobre como devem agir no ambiente hospitalar, o projeto realiza uma capacitação sobre biossegurança, humanização e expressão corporal. Também faz o mapeamento do perfil dos pacientes. Após a visita, os estudantes compartilham as situações e as dificuldades com os profissionais de saúde, possibilitando a troca de experiências.
A coordenadora administrativa do Sensibilizarte, Larissa Queiroz, 19 anos, estudante de Enfermagem na UFRR, relata que o projeto teve início na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2007, e chegou em Boa Vista no final do ano de 2013. “As primeiras visitas foram feitas no HGR. Participavam apenas estudantes de Medicina e Enfermagem da UFRR, mas acabou expandindo, e hoje atuam alunos de outros cursos e instituições no Estado de Roraima”, explica.
Torne-se voluntário – Os interessados devem ficar atentos ao processo seletivo que vai ocorrer no período de 18 a 28 de abril.
As provas prática e teórica serão no dia 30 de abril. Podem participar alunos de outros cursos e instituições de ensino superior. O seletivo será divulgado na página do facebook chamada: ‘SensibilizArte UFRR’.
O Sensibilizarte está recebendo ajuda para aquisição de materiais que serão usados nas atividades artísticas. O contato é (95) 98112-8448.