Os alunos da escola estadual Vanda da Silva Pinto, localizada no bairro Santa Luzia, tiveram uma aula diferente na manhã dessa sexta-feira (7). A sala de aula foi a quadra da escola e os ‘professores’ foram os alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
E o tema da aula é propício para encerrar a Semana do Meio Ambiente. Os acadêmicos da Estácio apresentaram trabalhos práticos sobre reuso e o reaproveitamento de água como ferramenta fundamental para o uso racional e eficiente. A ideia é abordar as várias formas de controle de perdas e desperdícios para que se possa minimizar o consumo excessivo de água da população.
Um dos trabalhos apresentados foi a bomba sustentável para irrigação, apresentado como uma saída alternativa para pequenos produtores rurais. O sistema de irrigação da bomba não utiliza energia elétrica e muito menos o motor à base de diesel. A bomba faz a sucção para puxar água de rios, reservatórios ou igarapés e consegue levar a água para o processo de irrigação de plantação.
A professora que coordenou a atividade, Francilene Fortes, ressaltou que a atividade foi uma via de mão dupla para os futuros engenheiros como para os alunos do ensino médio. “Os alunos da escola aprenderam formas de distribuir água em suas casas de forma econômica por meio do reuso de água, e os acadêmicos desenvolveram atividades com conhecimento de engenharia e hidráulica”, completou.