Alunos do curso de capacitação em Língua Portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros ofertado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) tiveram mais de 80% de aprovação no exame oficial brasileiro de proficiência em português para estrangeiros (Celpe-Bras). Em um formato inédito, o curso ofertou aulas de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia, Artes e outras disciplinas necessárias para a inserção sociocultural dos alunos. Este projeto contou com o suporte financeiro da UFRR e a infraestrutura do Colégio de Aplicação (CAp), além da participação dos professores da instituição.
Ao todo 15 estudantes participaram das aulas e 12 foram aprovados. O curso foi realizado no período de março a novembro deste ano. O objetivo do projeto é oferecer aos alunos estrangeiros as competências linguísticas e comunicativas em Língua Portuguesa. Além disso, visa promover a interação e integração com os falantes da língua, possibilitando um melhor preparo para o exame do Celpe-Bras.
Os alunos estrangeiros (Incoming) chegam à UFRR por meio de Programas de intercâmbio internacional, tais como: Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), Programa de intercâmbio Brasil/Colômbia (BRACOL), Brasil/México (BRAMEX) e PITZER COLLEGE, atendidos e orientados pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRINT/UFRR).
Exame – Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. É desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A UFRR, além de oferecer o curso, é o posto aplicador da prova do Exame Celpe-Bras.
Os alunos aprovados no exame foram: Aaron Manteaw; Adjoua Beátrice Koudjo; Aimé Abrahan Bijou de Souza; Alokiké Gaël Chloé Hounkonnou; Daniel Alexander Ortega Rodrígues; Derian Ernesto Rosales García; Diego Fernando Laynez Muñoz; Djouèrath Chaléwa Abèdjè Ligalo; Javier Alejandro Pedroso Domeche; Josias Ola Jésus Honfo; Komlan Mawuli Avovu e Sandro Froylan Rosales Garcia.