Estudantes do Ensino Médio da rede estadual que queiram participar do Jovem Senador devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que já começou e encerra no dia 18 de agosto.
A inscrição da redação deve ser enviada para Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (Depe) da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), que coordena o programa em Roraima.
Este ano o tema é “Brasil plural: para falar de intolerância”. Serão selecionadas 27 redações, uma por Estado. “Os estudantes selecionados vivenciarão por uma semana o trabalho dos senadores em Brasília, participando de reuniões de comissões e de sessões no Plenário, apresentando sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei”, disse Tainá Marcello, coordenadora do programa.
O processo de seleção é simples: conforme regulamento, a redação e a ficha de inscrição, com cópia do RG e do CPF do aluno e do professor orientador, devem ser enviadas pelas escolas à Secretaria Estadual de Educação. A secretaria selecionará três redações, que serão enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora do Senado selecionará um texto por Estado.
O resultado será divulgado no dia 13 de outubro. O evento em Brasília será de 27 de novembro a 2 de dezembro. As redações dos jovens senadores comporão o livreto do ‘Jovem Senador 2017’. “Ano passado tivemos muitas inscrições. Este ano esperamos receber ainda mais redações”, comentou Tainá.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação Social