Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Ex-funcionário público abre franquia de serviço de entrega em Boa Vista

Sabe o sonho de largar o emprego e mudar de vida, cuidando de um negócio próprio? Muita gente por aí tem esse sonho, mas o receio de abrir mão de tudo e começar do zero em uma nova área acaba adiando muitos planos. Mas para o ex-funcionário público Thiago Tupinambá, de 38 anos, isso não foi suficiente. A vontade antiga de empreender foi maior e hoje ele administra uma franquia de serviço de entrega em Manaus e Boa Vista.

A decisão de abrir seu próprio negócio só aconteceu de fato depois de viver 15 anos no serviço público. Mas ao longo desse tempo chegou a ter alguns trabalhos, e num deles percebeu a necessidade de ter um serviço diferenciado de entregas.

Ele lembra que no início de 2018 passou a pesquisar o mercado e os negócios mais atraentes, pois já estava decidido a deixar o antigo trabalho formal. E foi durante essas pesquisas que conheceu a Bee Delivery, uma franquia que surgiu no mercado em fevereiro de 2018, em Mossoró (RN), e atua em cerca de 40 cidades do país.

Inicialmente, o trabalho começou apenas em Manaus, mas desde o início pensando no mercado de Boa Vista. Foi então que em outubro do ano passado começou a operar na capital roraimense, iniciando os trabalhos com apenas 20 empresas cadastradas.

Quase quatro meses depois, a franquia já conseguiu cadastrar 155 empresas em Boa Vista e tem 122 motoboys aptos a trabalhar com entrega. Na lista para análise de documentação e em treinamento, ainda estão 20 entregadores se preparando para se tornarem ativos para atender chamadas.

FUNCIONAMENTO

O principal atrativo do serviço oferecido pela Bee Delivery, segundo Thiago, é o fato de o empresário não ter custo nenhum com a franquia. “A empresa só precisa se cadastrar no nosso site e utilizar nossa plataforma para chamar o entregador e o motoboy utiliza o celular para aceitar um novo chamado”, explica.

“Hoje com o Ifood, a gente tá no centro da cidade, mas pode vender para os bairros Cidade Satélite, Airton Rocha ou Paraviana. Se for apenas um entregador para atender determinada empresa, ele vai perder muito tempo para percorrer todos esses clientes e algum deles vai ficar sem o pedido ou esperar uma hora e meia”, comenta.

O sistema se assemelha, em sua proposta de trabalho, ao Uber. O aplicativo permite que o motoboy que estiver mais próximo faça a entrega.  “Com o nosso serviço à disposição, têm empresas hoje que conseguem abrir cinco entregas simultâneas com cinco motoboys diferentes. O entregador que estiver mais próximo da empresa atende o chamado de entrega aberto”, completa.

E todo esse processo pode ser acompanhado em tempo real tanto pelo gerente da Bee como pela empresa que abriu o chamado. “O empresário e os gerentes acompanham todo o trabalho dos entregadores a qualquer momento do dia. A gente sabe quantas empresas estão online e quantos entregadores estão disponíveis, da mesma forma saber quantas entregas estão acontecendo. Nós sabemos o nome das empresas que estão fazendo o chamado, qual entregador pegou determinada entrega, qual é o destino, o valor da taxa que ele vai receber, e qual o status”, detalha.

CADASTRO

Tanto entregadores como empresas interessadas em utilizar o serviço da Bee Delivery podem se cadastrar a qualquer momento no site da franquia: www.beedelivery.com.br. Basta clicar na opção ‘Quero a Bee para empresas’ ou ‘Quero ser motoboy’.

Thiago ressalta que os entregadores precisam enviar cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de residência, documentação da motocicleta que precisa estar com o IPVA pago. Após a análise da documentação, o motoboy passa por um treinamento e, somente após esse processo, é liberado para utilizar o aplicativo. Segundo Thiago, alguns entregadores chegam a ganhar cerca de R$800 por semana com a atividade.

Em Boa Vista, além da área de alimentação que é o maior número de empresas cadastradas, existe o serviço disponível também para farmácias, petshops, lojas de material de construção, sexshop, laboratórios, gráficas, óticas e etc. “Qualquer segmento que necessite do serviço de entrega pode se cadastrar”, reforça.

O empreendedor adiantou que ainda este semestre deve ampliar o serviço de entrega em Boa Vista para pessoas físicas. Trata-se do serviço de coleta que será disponibilizado na plataforma da Bee, para qualquer que necessite de um entregador e não tem contatos de nenhum motoboy. “Um exemplo para essas situações podem ser urgências que alguém precisa atender na própria residência, mas está no horário de trabalho. Só precisará fazer a solicitação no site com toda comodidade e sem preocupação”, adianta.