Ao chegar em um prédio histórico, bate aquela curiosidade de saber mais da história do lugar, não é mesmo? E quando não é possível obter a informação, o visitante pode sair do lugar frustrado. Foi pensando nisso que um subtenente da Polícia Militar, iniciou uma pesquisa que resultou em uma mostra fotográfica sobre a história do Palácio Senador Hélio Campos, sede oficial do Governo de Roraima.
Para entender melhor, temos que voltar em 2004, quando André Bonomo, então soldado da PM, começou a trabalhar no Palácio. Toda vez que chegava um visitante e perguntava sobre a história do lugar a resposta era “infelizmente não sei”. E depois de tantas negativas, ele resolveu iniciar uma intensa pesquisa.
“Dizer que não sabia da história me incomodava muito. Então comecei a estudar a história daqui para quando me perguntassem novamente, eu soubesse responder”, lembrou.
Mas não só por isso. O hoje subtenente, também quer que a história do Palácio Senador Hélio Campos seja introduzida na cultura local por meio do Turismo e Educação e, por isso, a ideia da exposição, que ocorrerá pela primeira vez.
TRÊS NOMES
Quem mora ou conhece Roraima há um tempo, provavelmente já se familiarizou com o atual nome do Palácio.
Mas você sabia que ele já teve outros dois nomes importantes
O primeiro foi “Palácio 31 de Março”, logo quando foi inaugurado no governo do militar Hélio Campos, na década de 60.
Já em 1990, recebeu o nome de “Palácio da Fronteira” devido Roraima fazer fronteira com dois países. Posteriormente, para homenagear Hélio Campos que se tornou senador, o nome foi mudado mais uma vez em 1991.
VENHA VISITAR
A primeira exposição de fotos sobre história do Palácio Senador Hélio começa no domingo, dia 1º de setembro e deve se estender até dia 5 de outubro, aniversário do Estado de Roraima, das 8h às 18h.
A data coincide com a abertura da Semana da Pátria, que vai contar com uma solenidade no Palácio no mesmo dia. A programação retoma dia 7 de setembro com o desfile.
“O objetivo é atrair visitantes e os estudantes que estarão presentes na Semana da Pátria para conhecerem mais da história do Palácio”, explicou Bonomo.
Além das fotos, estará disponível a pesquisa do subtenente para que as pessoas conheçam detalhes como datas, histórias e curiosidades sobre o lugar.