A tradicional Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima) está de volta com o melhor da iniciação científica do Estado. A 30ª edição do evento vai ocorrer entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Forródromo do Parque Anauá.
A Fecirr é uma realização do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Roraima (Sebrae-RR). “A Fecirr é uma das nossas ações para impulsionar a iniciação científica e o aprofundamento dos estudos auxiliando os nossos alunos na sua formação e vida acadêmica. E para a realização deste evento, contamos com o apoio de um importante parceiro que é o Sebrae Roraima”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
O tema da Fecirr deste ano é: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e é baseado na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. As inscrições encerraram no último dia 17 com 210 trabalhos inscritos de 80 escolas da capital Boa Vista, do interior e de comunidades indígenas, entre públicas e privadas.
A novidade é que duas escolas, sendo uma de Minas Gerais e outra do Rio Grande do Sul, devem participar da Feira neste ano: Escola Estadual Inspetor Luiz Pedro (Ensino Médio) de Nova Porteirinha (MG) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Couto de Nova Santa Rita (RS).
Os projetos obedecem a critérios específicos de formato de experiência ou estudo com métodos de exposições interativos e culturais. Também seguindo o Edital da Feira, serão expostos relatório de pesquisa, banner, diário de pesquisa e quadro de atividades do projeto.
Para a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae-RR, Graciela Missio, apoiar um evento como a Fecirr, é abrir portas para a educação empreendedora, que não se limita somente em comercializar ou abrir um negócio.
“Para o Sebrae é muito importante estar junto nesse evento, em especial com apoio à educação empreendedora que trabalha o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras com os alunos. É de extrema importância, de uma valorização tamanha estar assessorando, auxiliando e também parabenizando os alunos que estarão apresentando trabalhos desenvolvidos ao longo do ano”, disse Graciela.
PREMIAÇÃO
Durante os dois dias de Fecirr uma comissão avaliadora será responsável por selecionar os melhores trabalhos. Ao final, a Seed premiará os projetos com as melhores pontuações, oferecendo troféus, medalhas e certificados. Os primeiros colocados de cada etapa de ensino também receberão credenciais para participação de Feiras de Ciências nacionais.
Fonte: SECOM RORAIMA