Femarh leva o movimento ‘Plante Amor, Colha o Bem’ para a Serra do Tepequém

Nesta quarta-feira, 07, os alunos da escola Municipal Olavo Bilac, localizada na Vila do Paiva, na Serra do Tepequém, visitantes e a comunidade local tiveram uma programação toda especial realizada pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) em alusão as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2017.

O presidente da Fundação, Rogério Martins, a equipe da Fundação e o artista plástico Rafa Mattos, autor do movimento ‘Plante amor, colha o bem’, que inspirou o tema da Semana, estiveram durante todo o dia apresentando o movimento, realizando palestras e deixando uma mensagem de sensibilização ambiental aos alunos, visitantes e à comunidade da região.

Ester Silva, do Centro de Informações Turísticas da Serra do Tepequém destacou a importância de ações como essa na região, pois o problema com o lixo deixado pelos turistas que frequentam o local ainda é grande. “A gente tem o trabalho de sempre recolher o lixo deixado, temos as lixeiras nas imediações de todas as cachoeiras, mas infelizmente algumas pessoas não respeitam e permanecem jogando o lixo no chão, deixando garrafas de vidro quebradas, entre outros materiais”, disse.

Na Escola Olavo Bilac, o artista Rafa Mattos pintou em grafite, junto com os alunos, dois painéis que além de darem um toque todo especial ao pátio, deixaram uma mensagem de paz, amor e sensibilização ambiental no espaço.

O aluno do 4º ano, Almir Luiz adorou participar da ação. “Trouxe paz, alegria e uma mensagem do meio ambiente para nossa escola”, disse.

Maria Clara, aluna do 3º ano disse que nunca tinha participado de uma atividade como essa. “Adoramos pintar com o Rafa e deixar nossa escola mais bonita e colorida com essa mensagem”, destacou.

Além de explicar aos alunos toda a trajetória de início do movimento, Rafa Mattos falou aos alunos, sobre a diferença entre o grafite e a pichação. “Ambos são manifestos, movimentos artísticos, só que geralmente o grafite trabalha a estética do desenho, traz mensagens e assinaturas, já a pichação leva a arte de uma forma mais contestativa, sendo levada às vezes para lugares não permitidos”, disse.

Mattos destacou ainda a alegria de estar levando o movimento para um lugar de uma beleza natural sem igual como a Serra do Tepequém. “Estou muito honrado de estar aqui participando desse momento e conhecendo esse lugar fantástico, trazendo um pouquinho do movimento ‘Plante amor, colha o bem’, para essa comunidade”, disse Mattos.

Rogério Martins Campos destacou a continuidade do trabalho de educação ambiental que a Femarh vem desenvolvendo na região. “A nossa ideia é sempre desenvolver esse trabalho aqui na Serra do Tepequém, com a realização de ações como a de hoje, que faz parte da programação da nossa Semana do Meio Ambiente que está repleta de atividades”, disse.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira, 8, foram realizadas palestras nas escolas, e à noite, no Centro Universitário Estácio da Amazônia, aconteceu uma palestra com o presidente Rogério Martins e com o artista plástico Rafa Mattos. Na sexta-feira, 9, para encerrar programação, a Femarh realiza o primeiro Fórum Técnico de Meio Ambiente, com representantes de todos os municípios do estado, no auditório do PRONAT da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação