O intercâmbio das artes e de pessoas na Amazônia permanece na versão 2016 do “Festival Música na Estrada”, mas com a ampliação do projeto para outras regiões do país. Além de seis cidades da Região Norte: Belém, Boa Vista, Macapá, Manaus, Porto Velho e Santarém, a novidade para este ano é que a Região Centro-oeste será contemplada, e Brasília estará no roteiro da 6ª. Edição do festival. A cidade paraense de Santarém também recebe o “Festival Música na Estrada” pela primeira vez.
O projeto ocorrerá entre os meses de outubro a dezembro de 2016. Este ano a estreia será no dia 14 de outubro em Boa Vista, com a Orquestra de Violões do Amazonas, além de outras atrações, como a Focus Cia de Dança do Rio de Janeiro. Durante a temporada na capital roraimense, está prevista a exposição do artista plástico Jaider Esbell, índio Macuxi da Amazônia, vencedor do PIPA Online 2016, maior prêmio web de arte contemporânea. Em seguida, a partir do dia 18 de outubro, a cidade de Santarém (PA) receberá o projeto.
Em novembro, o festival estará a todo vapor com apresentações em Porto Velho, Macapá, Manaus e Belém. Entre as atrações: Amazonas Filarmônica, Ballet Folclórico do Amazonas e Orquestra de Violões do Amazonas.
O projeto finalizará suas apresentações na capital federal no dia 6 de dezembro.
A agência cultural Kommitment Produções Artísticas idealizou o “Música na Estrada”, lançando-o em 2011. Segundo o diretor de negócios e coordenador do projeto, Fernando Ramos, o festival cresce potencialmente a cada ano. “Em 2015, foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 24 apresentações, 300 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 31 professores de música e de dança, 416 alunos e mais de 12 mil pessoas prestigiando as apresentações do festival”, contabiliza o diretor.
Durante o intercâmbio, artistas das capitais citadas se apresentarão em suas cidades e também nas outras, ao lado de convidados de outras regiões do país por meio da música, dança e artes plásticas. As cidades contempladas com o projeto recebem também, oficinas de música e outras artes.
O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da agência cultural Kommitment Produções Artísticas. O projeto conta com o patrocínio máster da Instituição de Ensino Superior Estácio.
Para os interessados em demais informações, além do site –www.musicanaestrada.art.br
o Festival Música na Estrada também está nas redes sociais: Facebook www.facebook.com/projetomusicanaestrada
Instagram: @musicanaestrada
Sobre a Kommitment – www.kommitment.com.br
Dança, música, teatro, balé e conteúdos educacionais compõem o leque de projetos da agência cultural de Fernando Ramos e Marcia Ximenez fundada em 2011. São com estes projetos que a Kommitment Produções Artísticas atende as estratégias de posicionamento de importantes marcas do mercado nacional e reforça a visão da empresa: incentivar a cultura como forma de contribuir para o enriquecimento educacional de uma sociedade.
Fernando Ramos – músico e produtor, atuou em empresas de ponta como Time For Fun e Dell´Arte Soluções Culturais durante 15 anos, conquistando grande experiência em projetos de âmbito nacional e internacional. Atualmente está à frente da Direção de Negócios, capitaneando também a área de Planejamento Estratégico da agência.
Marcia Ximenez – jornalista e produtora com 20 anos de atuação no mercado cultural, colaborou com empresas como Orquestra Sinfônica Brasileira, Viva Música, Dell´Arte Soluções Culturais e Sarau Agência de Cultura Brasileira. Com a Kommitment vem se dedicando a projetos de amplitude nacional que privilegiam música, teatro e dança. Recentemente, passou a desenvolver projetos de cunho socioeducativo.