O cinema roraimense não para de alçar novos voos e colecionar participações em festivais importantes pelo Brasil. Este mês, dois filmes de Roraima, por exemplo, estão concorrendo a prêmios com obras produzidas no extremo norte do país.
Um dele é o curta Rabiola, de Thiago Bríglia, que está participando da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA), que acontece entre os dias 5 a 12 de agosto de 2022.
Além de Roraima, mais nove produções de curtas-metragens de ficção, animação e documentário dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Amapá e Rio Grande do Sul estão na competição.
Os filmes foram selecionados entre 248 obras de todo o Brasil e do exterior. Todos as produções têm temáticas voltadas a cultura, educação e meio ambiente. A escolha dos filmes vencedores na categoria competitiva do ECA será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro. O filme vencedor do Festival ganhará um prêmio de dez mil reais, o segundo lugar cinco mil reais e o terceiro três mil reais, além do Troféu do Festival.
O segundo é o documentário “Cristino Wapichana”, dirigido pelo cineasta roraimense Aldenor Pimentel, que foi selecionado para a Mostra Seleção Popular online do 16º Festival Taguatinga de Cinema e pode ser assistido gratuitamente pela internet. Até 7 de agosto, o público pode votar nas obras favoritas da programação.
O filme aclamado pelo voto popular participará da Mostra Competitiva, a ser realizada presencialmente no Sesc Taguatinga, no Distrito Federal, de 7 a 10 de setembro. Para participar da votação, o internauta deve fazer um cadastro gratuito. Os filmes ficarão on-line até 10 de novembro. Mais de 400 filmes de curta-metragem participam da Mostra Seleção Popular online 2022.
CRISTINO WAPICHANA
O documentário “Cristino Wapichana” é uma produção independente, totalmente realizada em Roraima, com apoio da TV Universitária. Ao longo dos 14 minutos de duração, Cristino Wapichana fala sobre o trabalho de escritor e o reconhecimento internacional e o papel do Estado na formação de leitores. A Direção de fotografia do filme é de Pedro Alencar.
Além do 16º Festival Taguatinga de Cinema, o documentário roraimense foi selecionado para a 2ª Mostra Internacional Audiovisual [em]curtas – Mostra Variações em Sessões 2021, de Uberlândia (MG), o Prêmio One Earth, da Índia, o Festival de Cinema Latino e Nativo Americano, dos Estados Unidos, e o Festival The Paus Premieres, da Inglaterra.
Link para o festival: https://festivaltaguatinga.com.br/ofestival.html#section-festival.
RABIOLA
Rabiola é curta-metragem de ficção, com duração de 14 minutos, que aborda questões como as relações sociais estabelecidas no contexto da crise migratória em Boa Vista, a partir de uma disputa de papagaios entre uma criança brasileira e duas crianças venezuelanas. O cenário do filme é o Parque Anauá, maior parque aberto em extensão da Região Norte, onde essa brincadeira faz parte da tradição e cotidiano de muitas gerações de crianças locais.
Entre os destaques do filme está o elenco. As crianças, Abrahan Melendez (Jeferson), Bianca Gonzalo (Yosiris) e Caíque Cordeiro (Bernardo), que nunca atuaram para o cinema ou para o teatro, revelam seus talentos em cenas lúdicas e também nas cenas dramáticas. Jesús Cova (Raúl) e Ixemar Camacho (Isabel) completam o elenco que dá vida aos personagens do curta. Ixemar que tem larga experiência com teatro na Venezuela foi premiada no Festival Olhar do Norte pela atuação no curta.
Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA)
Online – Plataforma: https://cinebrac.com.br/.