Governo abre concurso público para 650 vagas de professor

O Governo do Estado contratou o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) para realizar o concurso público para 650 vagas para professores da Educação Básica da rede estadual de ensino.

A assinatura do contrato com a empresa foi publicada no DOE-RR (Diário Oficial do Estado) do dia 31 de maio de 2021. Segundo a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, a partir de agora o IBFC será responsável pela publicação do edital com todas as regras para organização do concurso.

“Daqui para frente todos os trâmites do concurso público serão organizados pela instituição contratada, que tem prazo para se instalar em Boa Vista, publicar o edital e realizar as demais etapas. Mais uma vez, fica claro que esta é uma gestão que tem transparência e responsabilidade com a educação”, destacou Leila Perussolo. 

Gilcimar Maysonnaze é professor de Geografia formado pela UERR (Universidade Estadual de Roraima). Atualmente sem atuar na área, está dividindo o tempo entre o mestrado e a preparação para o concurso.

“Estou me preparando já faz muito tempo. Estudo cerca de três horas diárias e agora é a hora de intensificar a preparação. Quero passar no concurso, porque penso em conquistar a estabilidade financeira, e claro, trabalhar na área em que sou formado”, disse Gilcimar.

Magistério Indígena – o Governo do Estado também está organizando o concurso público específico para contratação de professores da carreira de Magistério da Educação Indígena. Serão ofertadas 1.000 vagas. O concurso foi autorizado por meio do Decreto n° 28.297-E, de 27 de dezembro de 2019. 

A empresa responsável pelo certame já foi selecionada e será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional). Atualmente, o processo segue os trâmites legais com o cumprimento de exigências da Coger (Controladoria Geral do Estado). O próximo passo será também a assinatura do contrato. 

Fonte: SECOM RORAIMA