O concurso público para professores da rede estadual de ensino foi anunciado hoje pela manhã pelo governador Antonio Denarium (Sem Partido) durante entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos. A banca responsável pelo certame será o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).
A previsão para o início das inscrições é para o dia 15 de julho. O edital do concurso público também será publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) e estará disponível para consulta nesta quinta-feira, 1°.
“Esse é um pedido antigo da categoria dos professores. Autorizei a realização do concurso em 2019, quando a Comissão começou a trabalhar na organização e hoje estamos aqui anunciando o concurso público que há 14 anos não acontecia no Estado”, destacou o governador Antonio.
Serão 650 vagas, sendo 566 para ampla concorrência e 84 destinadas a pessoas com deficiência e cadastro reserva. A jornada de trabalho será de 30 horas com vencimento inicial básico de R$ 3.782,94. O concurso terá vigência de dois anos prorrogável por igual período.
A secretária de educação e Desporto, Leila Perussolo, esclareceu que o concurso será para as carreiras específicas do Magistério. Todas as etapas como cronograma, conteúdo programático e demais informações estarão disponibilizadas no site do IBFC (www.ibfc.org.br/), responsável pela organização do certame.
“Serão realizadas provas objetivas específicas e de conhecimentos gerais, haverá também dissertação e prova de títulos. Todos os detalhes estarão no edital que será publicado pelo IBFC ainda hoje”, informou Leila Perussolo.
Os professores contratados por meio de concurso público já devem atuar no próximo ano letivo. “No início do ano letivo de 2022, nós estaremos com todos os professores do concurso público contratados para ingresso imediato na carreira de Magistério da Educação Básica”, enfatizou a secretária.
Educação Indígena
Ainda na coletiva, o governador adiantou que em breve também será lançado o edital para o concurso público específico para contratação de professores da carreira do Magistério Indígena.
Serão ofertadas mil vagas e a banca responsável já está definida: será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).
Fonte: SECOM RORAIMA