Grupo cria comedouros alternativos para cães de ruas

Um cano, um pouco de cola, braçadeiras e joelheiras, além de uma ideia e a vontade de minimizar a fome de cães de rua que vivem em Boa Vista. Essa é a proposta da acadêmica Alessandra Menezes, idealizadora do Projeto PetFood, que visa instalar em vários pontos da cidade comedouros ‘recheados’ com ração e água.

O primeiro ‘PetFood’ foi instalado nesta semana, na Praça do bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista. Lá, os cães da região terão à disposição água fresca e ração, disponibilizados diariamente por voluntários que moram próximos ao ponto.

Segundo Alessandra, a ideia de amenizar a fome destes animais surgiu após vasta pesquisa na Internet. Após encontrar este tipo de projeto executado em outros estados do Brasil, surgiu então a ideia de adaptar estes comedouros. “Mostrei a ideia e várias pessoas se dispuseram a ajudar, meus amigos queriam participar e me apoiaram”, explica.

Com pouco mais de 30 membros, o Projeto PetFood pretende expandir para outros pontos cujo número de animais seja maior. “Primeiro a gente faz uma espécie de entrevista com os integrantes para sabermos sobre os pontos com mais cachorros de rua”, esclarece.

A população pode ajudar com o projeto. Por meio das redes sociais Projeto PetFood, no Facebook, e Projeto PetFood Roraima @projetopetfood no Instagram, podem colaborar com ração (qualquer marca ou quantidade), bem como materiais para fabricação dos comedouros: cano PVC 100mm, cola para cano, braçadeira e joelheiras, além de tinta para tecido.

“O projeto tem a função de proporcionar aos cães de rua uma alimentação diária. Participantes do grupo vão encher o recipiente com ração e água e será super monitorado”, garantiu.

Yasmin Guedes

Equipe EducaRR