Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário desenvolve projeto de humanização na Cadeia Feminina

Um Projeto de Humanização em Saúde no Sistema Prisional, idealizado pelo Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário de Roraima, que tem como coordenador o desembargador Almiro Padilha e supervisora, a juíza da Vara de Execuções Penais, Joana Sarmento, está levando ao sistema prisional de Roraima ações de acolhimento e serviços em saúde.

A iniciativa conta com a participação da médica Mariângela Nasário e da enfermeira Nadja Salgueiro. Durante todo o dia de ontem (19), a equipe do projeto levou às detentas da Cadeia Feminina, ações de acolhimento, teste rápido de HIV e sífilis, consulta médica e consulta de enfermagem com pré-natal. O médico Victor Paracat e 15 acadêmicos do 5º semestre do curso de enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia, foram parceiros da ação.

De acordo a médica Mariângela Nasário, as ações iniciaram pela Cadeia Feminina. “Vamos intensificar esses atendimentos semanalmente e depois, eles ocorrerão de 15 em 15 dias. Iremos ofertar ainda, vacinação contra a gripe, sarampo e outras. A intenção é expandir o projeto para as Unidades Prisionais” disse.

Ainda conforme a médica “esse  projeto visa o atendimento  da saúde em todos os sentidos, fazendo a previsão da necessidade dos especialistas e assim, ajudando no controle e tratamento das comorbidades, diminuindo a necessidade de tratamento em prisão domiciliar” concluiu.