A primeira etapa do Novembro da Música, que neste ano chega à sua 4ª edição, é marcada pela Semana da Música com atividades, oficinas e workshops sobre várias modalidades no campo erudito. Cerca de 160 pessoas participam dos encontros, que se iniciaram na segunda-feira, 06, e vão até o dia 10 na Vila Olímpica Roberto Marinho e na sede do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), instituição organizadora do evento.
Entre as oficinas ofertadas, estão: Cordas (violino, viola, cello e contrabaixo); Sopro (trompete, trombone, flauta transversal e clarinete), e Regência e Repertório Erudito. Os professores ministrantes são pertencentes a instituições como Orquestra Filarmônica do Amazonas, Universidade Federal de Roraima e Base Aérea de Boa Vista, que apresentam aos alunos noções de postura, técnica, repertório, entre outros temas.
“Neste ano, estamos buscando atender a todos os segmentos que trabalhamos no instituto, além de trabalhar a perspectiva profissional dos alunos e professores para o futuro. Queremos sempre elevar o nível deles, com bons conteúdos ministrados por excelentes profissionais. Por isso, fizemos nossas parcerias e hoje temos um grande número de oficinas ministradas dentro da Semana da Música”, afirmou Serginho Barros, diretor-presidente do IBVM.
Professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFRR, Luiz Fernando Barbosa Jr ministra a oficina de Flauta Transversal. Ele, que já atuou como professor em uma organização não-governamental (ong) no Rio Grande do Sul, destacou a importância do poder público investir na capacitação de crianças e adolescentes dentro da música, para que conheçam o quão profunda essa arte representa.
“O IBVM tem todos os anos essa incrível iniciativa de democratizar o conhecimento musical, tornando acessível a todas as pessoas. E o benefício é imenso. Por isso, é importante que os órgãos públicos invistam bastante nessa arte, que vai gerar bons resultados em cada indivíduo”.
Recitais – Encerrando a Semana da Música, serão apresentados recitais no Pátio Roraima Shopping, através dos grupos: Trio da Orquestra Filarmônica do Amazonas (08/11, às 20h); Orquestra de Câmara do IBVM (09/11, às 20h) e a Orquestra de Câmara Infantojuvenil do IBVM (10/11, Às 15h).
PROGRAMAÇÃO
Semana da Música
* 06 A 08/11 (09h às 11h30) – Vila Olímpica
– Clarinete – Aldair Duarte (Base Aérea);
– Trompete – Humberto Apolinário (Base Aérea);
– Trombone – Alexandre Santana (Base Aérea);
* 06 a 09/11 (14h às 16h) – Vila Olímpica
– Flauta Transversal – Prof. Luís Fernando (UFRR);
* 06 a 10/11 (14h às 16h) – Vila Olímpica
– Violino – Benício Barros (Filarmônica do Amazonas);
– Cello – Stanislov Ouchinkin (Filarmônica do Amazonas);
– Baixo – Miraslova Krastanova (Filarmônica do Amazonas);
* 07 a 10/11 (14h às 16h) – Vila Olímpica
– Viola – Gabriel Lima (Filarmônica do Amazonas);
* 07 a 10/11 (08h às 12h) – Sede do IBVM
– Regência e repertório erudito – Maestro Bruno Nascimento (Filarmônica do Amazonas);
* 08 a 10/11 – Pátio Roraima Shopping
– Recitais de Cordas:
– Trio da Orquestra Filarmônica do Amazonas (08/11, às 20h);
– Orquestra de Câmara do IBVM (09/11, às 20h);
– Orquestra de Câmara Infantojuvenil do IBVM (10/11, Às 15h).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)