Idoso escala a Serra da Corcova com ajuda de cadeira de rodas adaptada para trilhas

Quando ‘seu Evandro’ Ferreira de Almada, de 72 anos, adquiriu o sítio que possui em Roraima, há 28 anos, sempre alimentou o sonho de subir a serra da Corcova, uma formação de 1.040 metros de altitude, no município de Iracema, que, para chegar até ela, os montanhistas e trilheiros precisam atravessar por dentro de sua propriedade.

Com o passar dos anos esse sonho foi ficando mais distante, ainda mais depois que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico e ficou com dificuldades de locomoção. Mas quando a Serra da Corcova se tornou uma atração turística em Roraima, bastante procurada por aventureiros do estado e de outros lugares do país, surgia ali o cruzamento de vidas que tornaria esse sonho realidade.

Com a ajuda da já conhecida cadeira Julietti, uma cadeira de rodas para trilhas, adaptada para passeios em natureza; e a mobilização do grupo ‘Radical é ser do bem’, o ‘seu Evandro’ finalmente, depois de mais de 20 anos, conseguiu realizar o tão sonhado desejo de conhecer a Serra da Corcova.

“Foi uma emoção muito grande. Foi gratificante, uma das coisas mais importante que passei na minha vida de bom.  Primeiro, agradecer por essa felicidade a Deus, que me deu oportunidade de conhecer esse pessoal maravilhoso que me levaram. Estou super feliz. Se eu morrer hoje, morro feliz porque realizei o meu sonho. Foi um presente dos meus 72 anos”, comemorou seu Evandro ao final da trilha.

Ele adiantou para convidar as pessoas que gostam dessa aventura para conhecer a Serra da Corcova. “Se quiserem conhecer a serra podem vir que a nossa parte, nós fazemos, que é o acolhimento, carinho e amor que a gente tem com as pessoas”, 

MONTANHA PARA TODOS

A aventura do ‘seu Evandro’ só foi possível porque um grupo de pessoas, apaixonadas por trilhas e pela dedicação ao próximo, decidiu fazer parte do Instituto ‘Montanha para todos’. Um dos líderes da expedição, o alpinista industrial Saul Pantoja, lembra que quando foi convidado a trazer o projeto para Roraima logo seu Evandro veio à mente para propor a subida dele à serra.

Os responsáveis pela trilha com a cadeira Julietti em Iracema fazem parte do grupo ‘Radical é ser do bem’. Saul conta que uma das primeiras providências adotadas foi solicitar ao grupo que fizessem o teste de Covid-19 uma semana antes da expedição. Depois, começou a escolha das pessoas que iriam subir. 

“Escolhemos pessoas com experiência de montanha e de trilha. Das 34 pessoas envolvidas, tínhamos fisioterapeutas, enfermeiros e bombeiros, além dos montanhistas e vários bombeiros militares do Exército. Foi uma equipe bem completa de assistência para quem precisasse”, lembra.

Ao comemorar o sucesso da trilha, Saul afirma que a melhor sensação que sentiu foi quando via seu Evandro sorridente e feliz por estar realizando um sonho. “Inclusive todo o tempo ele seguiu a trilha alegre, sorrindo e bem feliz. A sensação de vê-lo no topo, sonhando aquilo, ali já foi meu pagamento. Então, acredito que o bem existe. O mundo precisa de mais pessoas assim, que façam as outras sorrir sem interesse financeiro nenhum. Acredito que uma das maiores lições que Deus me deu foi poder retribuir o amor que recebemos dele. Saí com a melhor sensação, a de dever cumprido”, finaliza.