O IFRR (Instituto Feder de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) vai promover ação alusiva ao Setembro Amarelo por meio das Comissões Internas de Qualidade de Vida dos Servidores dos Campi Boa Vista Centro e Boa Vista Zona Oeste. A campanha IFRR na luta pela preservação da vida: porque viver sempre é a melhor opção, deve envolver servidores e alunos dos Campi.
A primeira atividade será a Roda de Conversa, no dia 12 (segunda-feira), das 16h às 17h, na sala 305, do CBVC, com o tema Fatores de risco e prevenção ao suicídio. Direcionada aos servidores, a atividade terá como mediadora a psicóloga Rosana Maria Luz Fernandes, do Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social e membro do Centro de Valorização da Vida (CVV). Na oportunidade, Rosana também divulgará os trabalhos do Centro, que está em fase de implantação em Roraima.
O CVV funcionará graças aos serviços de voluntários que estão sendo selecionados e, posteriormente, serão capacitados para atender vítimas em situação de risco. A previsão de funcionamento do CVV é para o início de outubro, na sede do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), órgão da Assembleia Legislativa de Roraima, localizado na rua Coronel Pinto, 524, Centro, em uma sala reservada e com entrada independente. A proposta é que os voluntários trabalhem em regime de plantão de, pelo menos, quatro horas, uma vez por semana, os quais atenderão por meio vários canais como: telefone, via Skype, chat, redes sociais, carta ou mesmo pessoalmente, com o intuito de dar apoio às pessoas que sofrem de depressão.
A previsão é que outra Roda de Conversa seja realizada com os alunos do CBVC e CBVZO, dirigida pela Coordenação de Assistência ao Estudante (Caes), no dia 16 (sexta-feira), das 12h às 14h, voltada à discussão do mesmo tema.
Palestra – O Departamento de Ensino Técnico das Áreas de Gestão e Saúde (Deges), em conjunto com a Coordenação do Curso Técnico em Enfermagem, juntamente com os alunos do curso, também participarão da campanha por meio da realização de uma palestra com o tema Suicídio, no dia 14 de setembro (quarta-feira), das 14h às 16h, no auditório do CBVC. A atividade terá como objetivo a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, visando alertar a população a respeito dos elevados índices estatísticos no Estado de Roraima.
Como forma de sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à importância da campanha e convidar o público interno para participar da palestra, os alunos, sob a coordenação da professora Janemere Soares, irão fazer uma panfletagem, no dia 13 (terça-feira), nos turnos vespertino e noturno.
Campanha – Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Inicialmente foi desenvolvida pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP), pelos Centros de Valorização da Vida (CVV) espalhados por todo o país, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mas hoje, com o aumento do número de casos de suicídio no Brasil, diversas instituições públicas e privadas, abraçaram a causa e realizam campanhas internas, como é o caso do IFRR-CBVC.
Fonte: Ascom IFRR