Dando continuidade as celebrações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) realizou uma extensa programação na tarde desta segunda-feira, 5, no Vireiro Agroflorestal Claúdio Delai, localizado na Usina Termelétrica Oliveira, na região do Monte Cristo.
As atividades iniciaram com a inauguração da Trilha Ecológica “Perceber para Conhecer”, que recebeu o nome do Professor Dorval de Magalhães, com uma extensão de 900m de fácil acesso. Os alunos da Escola Estadual Penha Brasil, que participaram da programação, foram os primeiros a percorrê-la, tendo a oportunidade de, no caminho assistirem uma aula de educação ambiental, proferida pelo técnico ambiental Richard Marcelo e pela pesquisadora Maola Faria da Femarh.
Após a trilha, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática de plantio de mudas, onde utilizaram as sementes recolhidas no percurso da trilha na atividade. Ao final receberam certificados de participação.
Em seguida ocorreu a solenidade de celebração de um ano do viveiro, que contou com a participação do presidente da Femarh, Rogério Martins Campos, do presidente da Eletrobrás, Anselmo de Santana Brasil, representantes da Termelétrica Oliveira, e do artista plástico Rafa Mattos idealizador do Movimento “Plante amor, colha o bem”, que inspirou o tema da Semana do Meio Ambiente 2017 “Assuma um compromisso de amor com a natureza”.
Com um ano de implantação, o viveiro já disponibilizou mais de cinco mil mudas de plantas frutíferas e nativas, que contribuem para a preservação do meio ambiente e para a recuperação de áreas degradadas.
O presidente da Femarh, Rogério Martins, destacou a importância do viveiro para a preservação ambiental no Estado. “É um bem que a gente leva para a sociedade e para as futuras gerações, foi um ano de muito trabalho, onde a gente já pode ver o resultado positivo com a distribuição de milhares de mudas durante todo esse período principalmente para os pequenos produtores de todo o Estado, o que além de trazer a preservação do meio ambiente e a recuperação das áreas degradadas, pode gerar renda”, destacou.
No final da programação, o artista plástico Rafa Mattos, usando a arte em grafite, deixou sua mensagem ambiental na Usina Termelétrica Oliveira.
“O meu intuito é transmitir uma mensagem de amor em cada lugar que vou, e hoje estou muito feliz de estar aqui trazendo essa mensagem em um dia tão significativo como o Dia Internacional do Meio Ambiente”, disse Rafa.
PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira, dia 6, serão realizadas palestras nas escolas da rede estadual, e a partir das 16h será inaugurada a horta da Rede Cidadania Atenção Especial. Na quarta-feira, 7, e quinta-feira, 8, serão realizadas palestras nas escolas, e a noite, a partir das 19h na Estácio Atual, haverá uma palestra com o presidente da Femarh, Rogério Martins e com o artista plástico Rafa Mattos. Na sexta-feira, 9, para encerrar a programação, será realizado o primeiro Fórum Técnico de Meio Ambiente no auditório do PRONAT da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação