Confira alguns assuntos que devem cair no Enem 2018

Para se dar bem no Enem é preciso estudar tudo, absolutamente tudo, que o edital pede.

Não é pouca coisa, mas com um bom planejamento é possível dar conta do recado.

A gente sabe que, conforme vai se aproximando a data do exame, os estudantes vão deixando alguns conteúdos de lado e passam a dar foco nos assuntos que caem com maior frequência nas provas.

Em 2018, nada disso deve mudar: o volume de matérias a ser estudado continua altíssimo e quem quiser se bem vai ter, sim, que dar aquela reforçada nos conteúdos mais frequentes do Enem.

Você tem ideia de quais conteúdos estamos falando? Já está com a sua lista de prioridades na mão?

Então confira alguns assuntos que devem cair no Enem 2018 e prepare-se para fazer bonito nas provas!

Alguns assuntos que devem cair no Enem 2018

O Enem de 2018 vai acontecer no dia 4 e 11 de novembro em todo o país.

Nesses dias, milhões de candidatos vão conhecer finalmente o que está por trás das provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. De quebra também vão se deparar com o tema da redação, que não deve ser dos mais simples.

Por isso, estar preparado é tão importante. É a característica número um do candidato vencedor.

Para ajudar você a chegar lá, a gente separou alguns assuntos que têm caído com mais frequência no Enem para você reforçar durante seus estudos. Confira:

Redação

Para esta prova, não há assuntos frequentes. Cada ano o tema é uma surpresa para todos os candidatos. O segredo é focar em assuntos que estão quentes no momento, como:

Conservadorismo político Disseminação de notícias falsas pelas redes sociais (as fake news) A luta por direitos políticos A situação prisional brasileira Crescimento urbano versus sustentabilidade Papel da polícia na sociedade brasileira: promessas x realidade A questão do porte de armas No Brasil no mapa da fome Previdência Social Saúde Pública Pessoas sem teto em imóveis abandonados: ocupação, invasão ou falta de opção? Ciências da Natureza

Priorize os seguintes assuntos:

Genética e evolução Reprodução humana, animal e vegetal Problemas de meio ambiente e possíveis soluções Urbanização Qualidade de vida Saúde pública Desenvolvimento Atividades extrativistas Esgotamento de recursos naturais Alternativas energéticas ao petróleo Eletricidade Bioquímica Características do universo Termodinâmica Radiação Tabela periódica Magnetismo e eletromagnetismo Ondulatória Transformações químicas Propriedades das substâncias Desenvolvimento tecnológico e científico Ciências Humanas

Aqui, dê um reforço especial em:

A questão da escravidão e suas consequências Geopolítica internacional As grandes revoluções humanas História do Brasil no período colonial Industrialização brasileira Brasil república Movimentos sociais A questão da democracia Tecnologias que transformam vidas Interação homem x natureza Os regimes políticos brasileiros (de ontem e de hoje) Cidadania e a luta por direitos Matemática

Em matemática, direcione seu foco para:

Geometria Estatística Probabilidade Lógica Números inteiros e fracionais Proporção Razão Planos e retas Álgebra Leitura de gráficos e interpretação Medidas Trigonometria Retas e circunferências Progressão aritmética Funções Linguagens e Códigos

Esta é a prova que, provavelmente, tem os assuntos mais genéricos, já que é pautada basicamente por questões envolvendo leitura e interpretação de textos. Veja o que cai com frequência:

Análise de imagens, gráficos e tabelas Análise de letras de música A realidade brasileira Os movimentos literários brasileiros Impactos da tecnologia na vida brasileira Linguagens da arte Construção do texto: recursos expressivos, variedades, argumentação Movimentos artísticos e culturais Gêneros textuais Norma padrão da língua portuguesa O que é avaliado nas provas do Enem 2018

Quando a gente lê o edital do Enem, tem a impressão de que tudo é muito simples, muito fácil. Pura ilusão. É que os organizadores apresentam os conteúdos de forma mais ampla, e muita gente às vezes esquece que cada tópico apresentado ali contém outras dezenas de subtópicos para estudar.

As cinco provas do Enem testam habilidades diferentes dos candidatos.

A prova de Linguagens, por exemplo, testa fundamentalmente a capacidade de ler e interpretar as questões corretamente. É por isso que costuma apresentar questões tão analíticas, complexas, por vezes extensas. Vai se dar bem quem conseguir equilibrar tempo e capacidade de raciocínio. Em média, os participantes têm mais ou menos 3 minutos para resolver cada uma. É uma parada dura.

Já a prova de Ciências Humanas, que a princípio parece te uma abordagem próxima da de Linguagens, testa o grau de percepção dos alunos em relação aos principais problemas do Brasil e do mundo – das suas raízes históricas até as consequências no dia a dia.

A de Ciências da Natureza analisa a capacidade de entender como funciona a aplicação da química, da física e da biologia em nosso cotidiano. Por exemplo, quais processos químicos, biológicos e físicos estão por trás do sistema que leva água às nossas torneiras.

A de Matemática, que tira o sono de muita gente, testa o raciocínio lógico dos candidatos diante de questões que vão das mais simples às mais complexas. Aqui também tem uma abordagem similar à de Ciências da Natureza, com aplicação de princípios matemáticos ao nosso dia a dia.

Por fim, a Redação quer testar a capacidade de se expressar com objetividade e clareza por meio da escrita. O Enem também analisar o grau de conhecimento a respeito do tema abordado e a capacidade de propor soluções diante de situações complexas.

Cada prova objetiva tem 45 questões, totalizando 180.

Faculdades para entrar com a nota do Enem 2018

A grande vantagem de fazer o Enem 2018 é poder disputar vaga em uma das centenas de faculdades que aceitam a nota do exame como forma de ingresso.

O candidato só precisa ter certeza de que a instituição é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação.

Fonte: GUIA DA CARREIRA

Deixe um comentário