Vinte e dois indígenas concluem o curso de Energia Solar Fotovoltaica

    Vinte e dois indígenas da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol concluíram o curso “Energia Solar: sistema off grid [isolado]”. Ele foi ministrado pelo professor do Campus Boa Vista (CBV) Paulo Soares. Os indígenas participantes são das etnias taurepang, patamon, macuxi e wai-wai.

    Parte do curso foi realizada no laboratório de eletrotécnica do CBV e parte na região Barro/Surumu, Município de Pacaraima, na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol. A previsão é que a certificação seja feita ainda este mês, em solenidade realizada na região Barro/Surumu, onde será instalado o sistema de energia adquirido por meio de convênio com o Instituto Socioambiental (ISA).

    O curso teve como finalidade oferecer subsídios fundamentais para o participante dimensionar, instalar e efetuar manutenções básicas no Sistema de Energia Solar Fotovoltaica, destacando sua viabilidade em Roraima, além de fortalecer a sustentabilidade ambiental e promover a eficiência energética por meio de um sistema de energia renovável, limpa, ininterrupta, ecologicamente correta, obtida de fonte inesgotável, que é o sol.

    Fonte: CCS/Campus Boa Vista

    Deixe um comentário