Associação japonesa promove festival oriental no Roraima Garden Shopping

    O próximo fim de semana (14 e 15 de julho) será festivo, dedicado à celebração de um dos mais tradicionais eventos da cultura japonesa, o Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas. Com grande programação promovida pela Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), o evento vai acontecer no Roraima Garden Shopping, a partir das 10h.

    O Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, é um evento tradicional do Japão, que acontece anualmente desde 1603. É baseado em uma lenda, onde Tanabata representa o sétimo dia do sétimo mês, que é quando acontece o encontro de dois apaixonados que foram separados pela via láctea. Desde então, desejos são escritos em tiras de papel coloridas e penduradas nos ramos de bambu.

    Em Roraima, o Festival de Tanabata é celebrado desde 2010, pelos alunos do Instituto Roraimense de Cultura Japonesa da ANIR. “Esse festival sempre esteve presente na cultura dos imigrantes japoneses que vieram para Roraima. E a ANIR, sabendo da importância deste festival, neste ano está disseminando para a comunidade roraimense”, afirmou Elizabeth Mitie Fukuda, presidente da ANIR.

    Na programação, a comunidade poderá conferir apresentações musicais, de dança, teatrais (com a dramatização da história que deu origem ao Tanabata), além de venda de produtos orientais, comidas típicas e oficinas voltadas à cultura japonesa, como idioma, taiko (tambor japonês), desenho de mangáorigami (arte com dobradura de papel) e vivência de ikebana (arranjo de flores).

    Imigração Japonesa – Em 2018, também serão celebrados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Além disso, a ANIR vai comemorar seus 10 anos de existência e contribuições à comunidade japonesa em Roraima. Para a presidente, este ano representa as grandes conquistas para os japoneses e seus descendentes que vivem em Roraima.

    “É muito bom ter oportunidade para lembrar como aconteceu a imigração. Da grande superação de dificuldades que nossos antepassados realizaram e da contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, através de muito trabalho e dedicação. E para a comunidade nipobrasileira de Roraima, é momento de agradecer à comunidade roraimense, que sempre contribuiu com nossas atividades e que culminou com a construção de nossa sede”.

    Atualmente, a organização encontra-se na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. que foi inaugurada em outubro de 2017, em um terreno de 3.000 m2 doado pela Prefeitura de Boa Vista. No local, são ofertadas à comunidade projetos como ensino do idioma japonês, desenho de mangá, aulas de artes marciais e taiko.

    Deixe um comentário