Como parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) promoveu nesta quarta-feira, 7, atividades do projeto ‘Reeducar Para Conservar’, do Departamento de Educação Ambiental, reunindo pessoas que cometeram crimes ambientais como poluição sonora, de recursos hídricos, maus tratos de animais e tráfico de animais silvestres.
As atividades ocorreram no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana. De acordo com Anna Karoline Andrade, educadora ambiental do Bosque, o programa atende infratores quase todos os dias, mas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), foi possível reunir uma turma maior.
“Aqui eles puderam tirar dúvidas, conhecer os vários tipos de crimes ambientais e, principalmente, evitar a reincidência. É preciso que as pessoas entendam que o meio ambiente é responsabilidade de todos. E que todo o lixo que produzimos e jogamos nos lugares errados, acaba voltando para a gente, seja na água dos rios e igarapés, ou no lixo jogado no meio da rua, que entope bueiros”, frisou a educadora.
Antônio Carlos, proprietário de uma pequena serralheria, foi denunciado por vizinhos por poluição sonora e, além da multa em dinheiro, teve de participar de atividades do programa de reeducação. “Eu sempre respeitei os horários e nunca imaginei que isso pudesse acontecer comigo. Um dia que passei do horário de serviço, um dos vizinhos denunciou e acabei pagando por isso. Serviu de lição para que nunca mais volte a se repetir”, destacou.
Após a palestra, todos fizeram uma trilha pelo bosque e a ação foi finalizada com o plantio simbólico de uma muda de Jatobá. A prefeitura também ata na promoção de diversas atividades de conscientização e de educação ambiental durante o ano, como o programa “Praia Limpa”, em balneários e igarapés de Boa Vista.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)