Iniciado IX Encontro de Professores e Acadêmicos de Língua Espanhola do IFRR

O Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR), promoveu na noite desta segunda-feira, dia 24, a abertura do IX Encontro de Professores e Acadêmicos de Língua Espanhola (Epale), atividade que já coloca os futuros professores em situações que serão vivenciadas em sala de aula. Esse é um dos objetivos do evento, que ocorre até esta quinta-feira, dia 27, no auditório e nas salas de aula do CBVC.

Nesta 9ª edição, o Epale, organizado por alunos e professores do curso superior de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica, propõe, por meio da temática “Os desafios da interdisciplinaridade nos estudos de língua espanhola”, a discussão acerca da socialização de teorias e produções acadêmico-científico-culturais, em que se compartilharão saberes que embasam os novos desafios da área educacional em uma relação recíproca entre a formação de professores e a docência da língua espanhola como língua estrangeira.

A professora Joseane de Souza Cortez, diretora-geral do CBVC, fez menção ao histórico do Epale no IFRR. “Falar desse encontro é retomar a história de sucesso das edições anteriores e também a história desse curso tão importante para a formação de professores na área de letras-espanhol no Estado de Roraima. Construímos uma caminhada pedagógica e também um novo olhar sobre o processo formativo dos professores já formados e desses futuros profissionais. Nesse sentido, precisamos destacar a importância do evento nesse processo de formação”, enfatizou.

A reitora eleita do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, também compareceu à solenidade de abertura e destacou a relevância da temática escolhida. “O tema propõe discussões e, sobretudo, propicia reflexões sobre a formação de professores de línguas”, disse.

A primeira noite do Epale contou com um momento cultural, a apresentação musical do cantor Heliton Ricardo Cavalcante, acadêmico do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, e uma palestra de abertura ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UNB) José Carlos Paes de Almeida Filho, que abordou o tema “O que é preciso estudar para ser um bom professor de língua espanhola?”. Além de suscitar reflexões nos acadêmicos e nos professores, o palestrante alertou a instituição sobre a importância de desenvolver programas de ensino de língua portuguesa para estrangeiros. “O estudo de línguas é uma área rica, cheia de possibilidades, e, quando se combina o estudo de várias línguas, como o português, o espanhol e o inglês, torna-se um diferencial para a instituição e promove avanços qualitativos, principalmente em regiões de fronteiras como Roraima”, explicou.

A programação conta com minicursos, mostra de banners, palestras e momentos culturais. Para obter outras informações, é só acessar: http://boavista.ifrr.edu.br/encuentro.

Fonte: IFRR/CCS/Campus Boa Vista Centro