O desenvolvimento de novas tecnologias beneficiou diretamente algumas profissões com a ampliação do escopo de atuação e a seleção mais acirrada no mercado de trabalho, entre elas a dos profissionais da área de Ciências Contábeis. Neste Dia do Contador, 22 de setembro, o coordenador do curso do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Eduardo Merlim, garante que a carreira nunca esteve tão valorizada, mantendo seu papel vital em qualquer negócio, independentemente do tamanho ou setor.
“A profissão exercida pelo contador se adaptou e acompanhou essa mudança, pois os sistemas precisam ser alimentados para gerar relatórios e informações com os dados processados. A tecnologia facilitou o atendimento e as tarefas do profissional, mas, ao mesmo tempo, em que o Estado informatiza os processos de arrecadação, pagamento e controle das informações contábeis, é o fator humano que atende seus clientes com a excelência exigida pelo mercado”, ponderou Merlim.
Ele aponta ainda que os egressos do curso podem optar por atuar em diversas áreas como profissional liberal atuando em múltiplas funções, desde a área empresarial quanto auditoria até a área acadêmica. “O profissional formado pela Estácio está conectado com plataformas digitais – espaço onde aprende e troca experiências – é autônomo no desenvolvimento de competências, adaptado às ambiguidades características do mundo contemporâneo, aptos a agir de forma crítica, reflexiva, inovadora, ética e responsável, com visão sistêmica do funcionamento das organizações e de suas atividades funcionais nos diversos modelos organizacionais”, ressaltou.
Merlim destacou que as competências desenvolvidas em sala de aula no decorrer do curso abarcam as competências exigidas pelo profissional do futuro no mercado de trabalho. “Na nossa avaliação mostra o alinhamento do modelo de aprendizagem com as competências aplicáveis que garantem empregabilidade aos alunos permitindo êxito na área que escolher para desenvolver a atividade profissional”.
Ele destacou ainda um recente levantamento realizado pelo site Educa+ Brasil em que, de acordo com nível de experiência, porte da empresa e tamanho do escritório que poderá trabalhar, a remuneração de profissional de contabilidade pode iniciar com R$3.078,94 e alcançar mais de R$12 mil por mês.
O professor também elencou algumas áreas de atuação nesse mercado da contabilidade:
*Empresário de Contabilidade
*Analista contábil
*Auditoria Contábil
*Consultor Tributário ou financeiro
*Controller
*Auditor Fiscal
*Perito Contábil
*Gerente financeiro
*Executivo
*Área Acadêmica
*Diversas áreas no setor público
*Membro de Conselho Fiscal de Administração
*Árbitro em Câmaras Especializadas
*Membro de Comitês de Auditoria
*Membro de Entidade de Classe