Os interessados no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ofertado pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) em parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) devem ser apressar. As inscrições, no valor de R$ 100,00, terminam dia 25 de julho e podem ser feitas exclusivamente pelo site https://cpc.uerr.edu.br.
Conforme o Edital 002/2019/UERR/IFRR, são ofertadas 29 vagas, sendo 15 para a Linha de Pesquisa 1: Formação, Trabalho Docente e Currículo; e 14 vagas para a Linha de Pesquisa 2: Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade. As aulas se iniciam no primeiro semestre de 2020.
A seleção está dividida em três fases a serem realizadas nas dependências da Uerr, sendo a primeira uma avaliação escrita (eliminatória e classificatória). Os candidatos aprovados seguem para segunda fase, que será a entrega do projeto de pesquisa, o qual será submetido à análise de banca de seleção (escrita e arguição). E a terceira fase consistirá na análise do currículo. O resultado final será publicado dia 5 de dezembro.
Os objetivos do programa são pesquisar e compreender os processos, as políticas, os projetos da formação docente em sua interface com as múltiplas expressões no currículo escolar; estudar a formação docente e o currículo, seus processos pedagógicos e sociais, especialmente considerando diferentes contextos e populações da floresta, assentados, ribeirinhos e migrantes; pesquisar os processos próprios da educação do campo e indígena na interseção com as questões da interculturalidade: as culturas educativas, os processos históricos, linguísticos, políticos, seus imaginários, sua ética e sua estética; e analisar as formas de expressão cultural em diferentes contextos históricos, suas configurações no currículo escolar do campo e indígena na constituição histórica das instituições educativas da Amazônia Setentrional.
De acordo com a coordenadora do programa, Carmem Véra Nunes Spotti, o edital traz como novidade o aumento no número de vagas para 2020, que totalizam 29. Em 2018, foram 18 vagas ofertadas; em 2019, 24. “Esse aumento está relacionado com a procura e a importância que o curso tem em relação à melhoria pessoal e profissional do professor. Demonstra que o profissional está preocupado e interessado em sua qualificação e que a Uerr/IFRR vêm possibilitando essa formação. É um curso que prima pelo estudo, pesquisa e compreensão dos processos pedagógicos, das políticas e projetos da formação docente observando o contexto histórico, social e cultural da Amazônia Setentrional”, disse.
CRONOGRAMA – Conforme o edital, o interessado tem até o dia 25 para fazer a inscrição e até o dia 30 de julho para pagar o boleto. A homologação preliminar das inscrições será dia 5 de agosto, sendo 6 e 7 de agosto reservados para recursos contra a homologação, que será publicada no dia 9 de agosto. Também no dia 9 ocorre a publicação dos locais de prova. A primeira fase, que consiste em prova escrita, será dia 14 de agosto, das 9h às 12h.
Fonte: Ascom/IFRR