Integrantes do Conviver aprendem a confeccionar adereços para o Baile Infantil de carnaval

Purpurina, EVA, TNT. Esses são alguns dos materiais utilizados nesta segunda-feira, 5, pelas crianças que participaram do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Conviver), para confeccionar máscaras, coroas, arranjos de cabelo e fantasias de carnaval. As atividades do Conviver ocorrem em todos os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Boa Vista.

Os adereços serão utilizados pelos pequenos foliões no sábado de carnaval, 10, durante o Baile Infantil, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, avenida Ene Garcez. A ação faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas pelos educadores sociais durante o ano, em especial nas datas comemorativas.

“É uma diversão e ao mesmo tempo um aprendizado para as crianças. Hoje foi a vez de eles aprenderem a confeccionar suas próprias fantasias para o carnaval, mas eles também aprendem a fazer artesanatos utilizando materiais simples, com isso, vão aprendendo noção de empreendedorismo, porque futuramente vão poder fazer em casa, ensinar os pais e quem sabe até comercializar”, destacou a gerente do Cras Cauamé, Luciana Aguiar.

Ela acrescentou que desenvolver esse trabalho com as crianças também são um resgate as tradições, já que nas datas comemorativas são feitas atividades específicas. “Queremos mostrar para essas crianças que o carnaval tem valor cultural e se fantasiar, se divertir faz parte dessa expressão. No Dia das Mães, por exemplo, eles fazem flores para entregar para suas mães. Na Páscoa, cestinhas, coelhinhos e assim seguimos um planejamento”, disse.

Durante o baile a criançada vai se transformar em vários super-heróis. Batman foi o escolhido do aluno Ernandes Rodrigues, de 11 anos, para se fantasiar durante a folia. “Eu vi o Batman na televisão, daí decidi fazer uma máscara igual para o carnaval”, Com a aproximação do baile, as crianças se mostram cada vez mais ansiosas. Como é o caso do aluno José Aramando, de oito anos. “É a primeira vez que vou participar do carnaval. Estou ansioso. Minha fantasia será do Homem-Aranha”, disse. Os dois alunos integram o Conviver do Cras Cauamé.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)