Interessados já podem se inscrever para pós-graduação em perícia criminal

Com previsão para iniciar em fevereiro de 2017, a pós-graduação em perícia criminal chegou em Boa Vista e está com inscrições abertas. O curso será realizado pelo Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (INFOR), de Belém (PA), com polos em diversos estados.

As inscrições podem ser feitas na sede do Conselho Regional de Farmácia (CRF), na rua Professor Agnelo Bittencourt, número 1.506, no bairro São Francisco, e o telefone para contato é o 98112-6187. A matrícula tem o custo de R$ 150,00, as mensalidades são de R$ 420,00 por dois anos. A primeira parcela será paga ao início das aulas.

Podem cursar a pós-graduação profissionais de nível superior e graduados de áreas de concentração que exerçam ou pretendam exercer os principais campos das ciências forenses e da perícia, laudos periciais e exames realizados nos Institutos de Perícia Científica, tais como Policiais, Peritos, Militares das Forças Armadas, Operadores do Direito, Arquitetos, Engenheiros, Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, segundo o coordenador do curso, Erlandson Uchôa Lacerda.

Ele explica que a especialização terá dois focos principais: a de preparar o aluno para atuar como perito criminal com foco em concursos para polícias que tenham para o cargo específico e, ainda, preparar o aluno para atuar como perito e deixá-lo apto a se inscrever no Sistema Judiciário de qualquer Estado para prestação de serviços periciais em causas cíveis. “Essa é, sem dúvida, uma área muito promissora de atuação, com campo de trabalho aberto”, disse.

Uchoa explica que a intenção do curso em Boa Vista é capacitar profissionais para áreas forenses e que o Estado não poderia ficar de fora desse mercado de trabalho. As aulas teóricas acontecerão no auditório do CRF. As práticas em locais compatíveis com as disciplinas.

De forma modular, o curso acontecerá em um final de semana por mês, com cronograma disponibilizado com antecedência. Na sexta-feira será das 18h as 22h30, no sábado das 8h as 12h30 e das 14h as 18h30 e no domingo das 8h as 12h30. Os professores são peritos de todo país, com experiência em campo, os quais atuam nas polícias civis ou federal ou em órgãos periciais autônomos.

Por Yasmin Guedes