Menu

Search
Close this search box.

Buscar

IPTU e taxa de lixo: Documento de arrecadação já está disponível

A Prefeitura de Boa Vista já disponibilizou o boleto para os contribuintes que desejam antecipar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de coleta de lixo. Quem pagar em cota única até o dia 10 de julho tem desconto de 10% sobre os valores dos tributos 2018.

Para imprimir o boleto, basta o contribuinte acessar o endereço, https://boavista.saatri.com.br/ e no item IPTU 2018, preencher os campos CPF ou CNPJ para emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU e à coleta.

Depois do dia 10 de julho o proprietário pagará o valor integral em cota única ou em até seis parcelas, sendo que a última deverá ser paga até 10 de dezembro. Já a taxa de coleta de lixo, se o contribuinte não optar pelo pagamento em parcela única, que também tem desconto de 10%, poderá saldar o débito em até quatro parcelas, com a última vencendo no dia 10 de outubro.

O pedido de isenção também foi estendido, podendo ser solicitado até dia 31 de julho. Estão isentos do pagamento do tributo todos os aposentados e pensionistas que comprovem dispor de renda mensal de até 1.220 unidades fiscais do município (UFMs) ou R$ 3.513,60. O valor atualizado da UFM é de R$ 2,88. Para obter o benefício, o aposentado ou pensionista precisa comprovar que é dono de um único imóvel, usado como residência própria.

Além dos aposentados e pensionistas, estão também dentro da faixa de isenção do IPTU os contribuintes que tenham um imóvel com área construída de até 60 metros quadrados em terreno de até 500 metros quadrados, independentemente da faixa de renda. O imóvel precisa, no entanto, ser único em nome do contribuinte e destinado exclusivamente à moradia própria.

Os beneficiários da isenção devem dar entrada no processo e entregar a documentação exigida na sede da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças. Os recursos arrecadados com o IPTU são investidos na manutenção da máquina pública do município. Do total arrecadado, 25% são destinados à educação; 16,5% vão para a saúde e 5%, para assistência social.

Fonte: Ascom PMBV