Itaú Social disponibiliza ferramenta para fazer autodiagnóstico da rede de ensino

Os dirigentes municipais de educação podem realizar autodiagnóstico da gestão de sua rede de ensino, voltado a identificar oportunidades de melhoria do acesso, permanência e aprendizagem na educação básica. O instrumento está inserido no programa Melhoria da Educação, realizado pelo Itaú Social, que também oferece tecnologias educacionais e guias de boas práticas de gestão para secretarias de educação.

O uso do autodiagnóstico é gratuito, autônomo, autodeclaratório e está disponível no site www.melhoriadaeducacao.org.br. Apenas o respondente tem acesso às informações colocadas e aos resultados obtidos. Nele, é possível avaliar quatro dimensões: gestão dos resultados educacionais; gestão pedagógica; planejamento e gestão administrativa; e participação, ações colaborativas e controle social.

“No início do ciclo de uma gestão municipal, o autodiagnóstico pode ser um exercício útil de preparação do planejamento estratégico. Ele foi construído a partir de diálogos com gestores educacionais e parceiros técnicos, além de análises a partir do conhecimento acadêmico já construído”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello. Ao final do processo de preenchimento do autodiagnóstico, o dirigente municipal poderá conferir as classificações por níveis e os resultados da sua rede.

Tecnologias educacionais

Uma das principais estratégias do programa Melhoria da Educação, iniciativa do Itaú Social, é a criação e disponibilização de tecnologias educacionais para as secretarias municipais. As tecnologias são metodologias testadas e aprovadas por secretarias municipais de todo o país, que podem ser replicadas de forma autônoma e com possibilidade de adaptá-las para responder contextos variados.

Entre as tecnologias disponíveis, a indicada para iniciar os processos de melhoria da qualidade do ensino é o Planejamento Estratégico. A sua implementação depende do envolvimento das equipes de todos os setores da secretaria de educação – pedagógico, administrativo e infraestrutura – para que elejam as prioridades e definam metas possíveis de serem alcançadas durante a gestão do município.

Também já é possível acessar a tecnologia “Gestão de pessoas e de recursos”, que aborda como identificar as receitas disponíveis, analisar o custo aluno ano em cada etapa e modalidade oferecida, visualizar a fração da folha de pagamento nestes custos e as alternativas possíveis, tanto para otimizar a gestão de recursos quanto para valorizar os profissionais.

Ainda neste semestre, o Itaú Social incluirá mais duas tecnologias educacionais, que tratarão sobre gestão da educação para a equidade racial e gestão inclusiva para pessoas com deficiência.

Guias de boas práticas

Os cadernos Práticas para uma boa gestão orientam dirigentes municipais e equipes técnicas no início da gestão das secretarias de educação. O material foi organizado em quatro eixos prioritários, visando: a escolha da equipe, o reconhecimento do funcionamento da pasta, preparação do início do ano letivo e a necessidade de contar com um plano estratégico.

Para encontrar os guias, basta acessar o link https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Secretaria-Municipal-de-Educacao-Praticas-para-uma-boa-gestao-1.pdf.

O programa

O ‘Melhoria da Educação’ nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional.

Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e três milhões de estudantes beneficiados. Em 2021, o Itaú Social está selecionando, por meio de edital, os municípios e iniciativas de colaboração que contarão com a assessoria direta do programa até 2024.