O Programa Estadual de Incentivo à Leitura, do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais, da Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto), promove o IV Festival de Contação de Histórias. O evento terá entrada franca e será realizado nesta terça-feira, 11 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Venezuela, 5516, bairro Pricumã.
Com o tema ‘Viva a tradição oral’, o festival conta com sessões de histórias voltadas para o público infanto-juvenil e juvenil. Conforme a coordenadora do programa, Dacilene Braz, 32 alunos serão os contadores de histórias. “As grandes estrelas são alunos contadores de histórias das escolas estaduais da capital, que antes de subir ao palco, participaram da Oficina de Contação de Histórias”, disse.
Essa oficina contribuiu para que os alunos desenvolvessem técnicas de contação de histórias, por meio de atividades lúdicas como música, expressão corporal, oralidade, manuseio de fantoches, despertando a auto-estima e confiança. O Programa realiza durante todo o ano diversas atividades de valorização da leitura dentro das escolas, entre elas estão: assessoria pedagógica, caixas literárias, oficinas, festival de contação de história e semana da leitura.
O Programa de Incentivo à Leitura foi criado em 2008 pela Seed com o intuito de desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos dos ensinos Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de ensino.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social