Jovens de baixa renda podem tentar uma vaga para estudar em universidades americanas

Já sonhou em estudar fora do país, como nos Estados Unidos, por exemplo? Desanimou porque acha que não tem condições nem para começar? Então é hora de repensar nesse assunto, pois já estão abertas as inscrições para o programa Oportunidades Acadêmicas, que ajudam jovens de baixa renda a se prepararem para as seleções nas universidades americanas.

Quem for selecionado, o programa auxilia com orientador do EducationUSA, com materiais de estudo, pagamento de taxas com envio de documentos, taxas de provas, transporte e acomodação para as provas, e tradução de documentos acadêmicos.

As inscrições para tentar uma vaga devem ser feitas no escritório do programa em Boa Vista que funciona no prédio do Senac Idiomas. O prazo de inscrição agora é para quem tenta graduação. Entre dezembro e janeiro vão abrir para pós-graduação. Estudantes podem tirar dúvidas pessoalmente no escritório do programa Education USA no Senac Idiomas.

As regras para participar é estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio, ou ao menos ter concluído o ensino médio este ano; ter participado de alguma atividade comunitária; falar inglês em nível de fluência intermediária; ser de família de baixa renda e ter excelente histórico escolar. Os candidatos também não podem ter interesse nas áreas de Medicina, Psicologia, Veterinária, Odontologia e Direito, que não são incluídos no programa.

Quem tiver interesse nas vagas para Mestrado e Doutorado, precisa falar inglês avançado; ter se envolvido ou ainda participar de projetos de pesquisa; ter excelente histórico acadêmico; e ter recursos financeiros limitados. Se for concorrer ao mestrado, precisa ter concluído a graduação até dezembro de 2019. Já para doutorado, estar concluindo ou ter concluído o mestrado até dezembro de 2019.

SELEÇÃO

Não existe um parâmetro fixo do que significa “renda baixa” para o programa Oportunidades Acadêmicas. Cada candidatura será analisada individualmente, buscando responder à pergunta: essa família tem condições de arcar com o processo de candidatura sozinha? Se a resposta for “não”, o candidato está apto para participar do programa.

O EducationUSA entende que as famílias que não têm condições financeiras de arcar com o processo inicial de candidatura também não conseguem custear os estudos em universidades americanas. Por isso, o Oportunidades Acadêmicas vai buscar, juntos com os candidatos, universidades que ofereçam bolsas integrais para alunos internacionais.

O processo de candidatura para universidades americanas envolve taxas de aplicação, tradução de diploma, histórico escolar e cartas de recomendação, provas de admissão e prova de proficiência. Todos esses elementos envolvem custos.

Para os alunos de Roraima, essas despesas podem ser mais altas do que para outros estados do país, já que as provas não são aplicadas no estado. Por isso, os custos com viagens e hospedagem para fazer as provas também estão incluídos no programa.

Para saber mais sobre o EducationUSA e o Oportunidades Acadêmicas basta acessar o link para graduação (https://educationusa.org.br/site/oportunidades-academicas-graduacao/) e este link para pós (https://educationusa.org.br/site/oportunidades-academicas-pos-graduacao/). Também é possível entrar em contato com o escritório do EducationUSA em Boa Vista, que fica dentro do Centro de Idiomas do SENAC.

O escritório também dispõe de um espaço chamado Esquina Americana, com um clube de conversação em inglês gratuito (horários: quintas de 20h às 21h; sextas de 9h30 às 10h30 ou de 15h às 16h) e acervo multimídia.

Escritório do EducationUSA em Boa Vista-RR

Telefone: 32241884

Email: boavista@educationusa.org ou acruz@educationusa.org

Endereço: Senac Idiomas – Av. Capitão Júlio Bezerra, 1772-1, Aparecida.

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 14h às 18h