Jovens se mobilizam e criam projeto de combate ao suicídio 

Um grupo composto por jovens de diversas ideologias e religiões se mobilizaram e criaram o projeto “Intervenção Pela Vida – Viver é a melhor opção”, para se posicionar contra os altos índices de suicídio em Boa Vista, No próximo dia 10 de setembro, o projeto será lançado oficialmente na Praça Mané Garrincha, no bairro Tancredo Neves, a partir das 17h, com palestras e apresentações artísticas.

O projeto tem como objetivo apresentar os danos, as perdas e as sequelas psicológicas deixadas no âmbito familiar por conta do suicídio. A proposta é sensibilizar, conscientizar e alertar sobre os perigos do suicídio, tendo ferramenta o entretenimento e as artes como agentes de informações, sobretudo aos mais jovens. Aliado a isso, faz-se necessário o apoio profissional nas áreas da medicina, psicologia, pedagogia e teologia como catalisadores das informações.
No evento de lançamento do projeto, profissionais de saúde vão ministrar palestras onde serão apresentados os dados sobre casos de suicídio, além de fortalecerem a valorização da vida e a importância de se buscar meios que não sejam nocivos à saúde e à família de solução das dificuldades. Além disso, grupos musicais, de teatro e de dança terão a oportunidade de apresentar seus espetáculos com ênfase na conscientização. “Tivemos muitas pessoas próximas a nós que estiveram de luto, ao perder entes queridos que cometeram suicídio. E observamos que de dezembro de 2015 até os dias atuais, tem ocorrido muitos casos de mortes por suicídio em Boa Vista. Daí veio a ideia de elaborar algo que combatesse esse índice tão elevado”, explica Ana Priscila Diniz, uma das organizadoras do evento.

intervenção pela vida1O Brasil figura em 8º lugar no ranking dos países onde há os maiores números de suicídios registrados, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos no mundo, ou seja, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, uma cifra maior que as vítimas de guerra ou de catástrofes naturais. Em 2014, no Brasil foram registradas 11.821 mortes por suicídio, sendo 9.918 de homens e 2.623 de mulheres, uma taxa de 6% para cada 100 mil habitantes.
Dados tão alarmantes assustam o mundo, e no Brasil, chegam com força ganhando destaque principalmente na cidade de Boa Vista. Em 2015, o número de suicídios em Roraima subiu 40% nos dez primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período registrado no ano anterior. O Instituto Médico Legal (IML) registrou 39 casos de pessoas que tiraram a própria vida, contra 27 ocorrências em 2014. Os dados levam em consideração apenas as mortes ocorridas especificamente por enforcamento. O perfil das vítimas, na maioria dos casos, trata de pessoas jovens com idade de 15 a 30 anos do sexo masculino.
No palco do evento, vão subir as bandas Ponto 40, Haris, Karmes-n, João 4.20, 7 Niggaz e grupo de dança Chara. O projeto Intervenção pela Vida tem o apoio central da Base Missionária Sabaoth de Roraima. “Acreditamos que pensamentos suicidas ocorrem justamente quando acaba a fé, e quando a vida passa a não ter mais sentido. Pessoalmente, creio que quando a fé é renovada, o desejo de viver tmb se renova. Mesmo assim, tentamos não focar todo o evento apenas na religião, mas ela não deixa de ser a melhor estratégia para salvar uma vida”, ressaltou Priscila.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 95 99123-9433 e 99158-4604 ou pela *fan page* https://www.facebook.com/intervencaopelavida/.

Fonte: Universo Gospel Comunicações