O Governo de Roraima, por intermédio da Secult (Secretaria da Cultura), iniciou, nessa sexta-feira, 27, as inscrições para os editais emergenciais de seleção e premiação de projetos ligados à cultura e à economia criativa, conforme disposto na Lei Aldir Blanc.
As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas presencialmente na sede da Secult, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi – Praça do Centro Cívico, Nº 84, das 8h30 às 12h30, ou por e-mail direcionado a cada premiação, divulgado no edital.
A escritora Natalia Reis foi uma das artistas que procurou a comissão para inscrever seu projeto. “Sou amazonense e moro em Roraima há mais de 20 anos. Tenho um livro lançado e estou querendo me inscrever também no setor cultural. Já estou realizando a minha inscrição, tirei as minhas dúvidas sobre o projeto e como é a premiação. Desejo sorte para aqueles artistas que terão seus projetos selecionados”, afirmou.
Podem apresentar projetos, até o dia 7 de dezembro, artistas, entidades, associações e instituições da área cultural.
Ao todo, são 11 instrumentos de seleção pública para investimento de mais de R$ 11 milhões em vários segmentos da cadeia produtiva da cultura e economia criativa. São eles: audiovisual, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, cultura alimentar, cultura indígena, cultura popular e afro-brasileira, economia criativa e gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas da cultura, economia criativa e patrimônio histórico.
De acordo com o secretário da pasta, Johnson Castro, o objetivo é fomentar diversos segmentos da arte e promover o fortalecimento e valorização da cultura roraimense, garantindo o acesso da população à iniciativa.
“Cada edital recebeu o nome de personalidades artísticas de Roraima, uma forma de homenagearmos aqueles que foram pioneiros em seus segmentos culturais”, ressaltou.
Os Prêmios
Os artistas poderão se inscrever nos prêmios: Nonato Chacon (de Artes Cênicas); Anísio Fernandes (de Artes Visuais); Malu Campos (de Artesanato); Laucides Oliveira (de Audiovisual); Vovó Bernaldina (de Cultura Indígena); Joel Rodrigues (de Cultura Popular e Afro-Brasileira); Janer da Silva Pinho (de Economia Criativa); Tia Quelé (de Cultura Alimentar – Gastronomia); Augusta de Oliveira Ferreira (de Gestão, Pesquisa, Difusão e Capacitação nas Áreas da Cultura, Economia Criativa e Patrimônio Histórico); Dorval de Magalhães (de Literatura); e Dagmar Ramalho (de Música).
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Raisa Carvalho
FOTOGRAFIA: Anderson Vieira