Livro resgata contexto político de Roraima entre as décadas de 40 a 90

 

O professor doutor em Ciência Política Pedro de Jesus Cerino, coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia, lançou recentemente o livro “Elite e Poder: Geopolítica de Roraima (Período de 1943 a 1994)”, como tese de doutorado, pela coordenação do Curso de Interinstitucionalização pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A obra é resultado de muita pesquisa que vai desde a formação do Território de Roraima, em 1943, até o final do primeiro mandato eleito, em 94. “Eu tinha uma curiosidade em conhecer os atores principais do poder local e da política de Roraima. Isso me deixava inquieto”, enquanto procurava respostas em órgãos públicos e bibliotecas.

Por meio da pesquisa, ele se aprofundou e descobriu os caminhos da economia, política e a geopolítica. “Busquei através de entrevistas e vi que temos ainda muitos atores vivos, que participaram da formação política do nosso Estado, desde a época do Território”, enfatiza.

Pedro Cerino explica que o conteúdo do livro tem a história da formação da Amazônia, Grão-Pará e Maranhão, do Estado do Amazonas, a ocupação do Território de Roraima, o primeiro gestor da região, João Capistrano, as principais famílias, invasões de ingleses e holandeses, questões indígenas, entre outros. “Então, foi feito um trabalho de garimpagem, porque eram documentos escassos e conseguimos consolidar as informações e, lógico, demanda muito estudo”.

Tudo isso para mostrar as principais metas do Governo Federal na década de 40, principalmente em relação à ocupação em cidades fronteiriças, os detentores da economia e comércio, como J.G. de Araújo, assim como as famílias tradicionais e detentoras de riquezas.

O livro, conforme Cerino, é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio até a pós-graduação, principalmente de cursos que tenham a Ciência Política como base da grade educacional. O autor tem alguns volumes à disposição para venda e, no momento, tem negociado com algumas livrarias em Boa Vista. Outra opção é a aquisição pelo site da Editora CRV (www.editoracrv.com.br).

Por Yasmin Guedes

Foto: Hisraufre Emiliano