Mais de 120 trabalhos de formandos da Estácio serão apresentados pela internet

Ao final de quatro anos de estudo, chega o momento tão aguardado pelos acadêmicos para concluir sua graduação. E este semestre, por conta da pandemia da Covid-19, a etapa de apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) acontecerá de forma virtual com os alunos da Estácio da Amazônia. Ao todo, 120 trabalhos de conclusão serão apresentados via Teams, plataforma utilizada pela Estácio para dar andamento às atividades acadêmicas, após a determinação de distanciamento social.

Os trabalhos de pesquisas para conclusão de cursos são de acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, Pedagogia, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Serviço Social, Engenharia Civil e Direito.

As primeiras apresentações foram dos alunos de Serviço Social. A coordenadora do curso, professora Neilza Firmino, afirmou que essa etapa foi o fechamento de um processo novo pelo qual os estudantes dos cursos presenciais tiveram que adotar para não parar com os estudos. “Os alunos se adaptaram bem. E no momento das apresentações de TCCs, foi emocionante porque mesmo com a pandemia, foi possível fazer apresentação para conclusão do curso”, disse.

O coordenador de Regulatório da Estácio, Jonas Mendonça, explicou que o Ministério da Educação (MEC) garantiu a continuidade das atividades acadêmicas ao liberar o uso de métodos não tradicionais para reduzir o impacto na vida acadêmica dos estudantes. Segundo ele, não houve nenhum prejuízo ao andamento da maioria dos trabalhos, uma vez que não precisavam mais de atividades de campo.

Além disso, o acompanhamento por parte dos professores para orientação também foi feito utilizando as ferramentas disponíveis. “E, inclusive, ajudou no entendimento de novas formas de como fazer um trabalho científico. Depois de, praticamente, três meses com aulas remotas os alunos já se acostumaram, aprenderam a usar a ferramenta e a resistência diminuiu muito”, afirmou.

APRESENTAÇÕES

O coordenador do Regulatório explicou ainda que as apresentações via Teams seguirão a mesma metodologia das bandas presenciais. Ou seja, serão três professores (um orientador e dois professores que possuem formação na área do tema do trabalho) e o aluno terá tempo para apresentação e depois para perguntas. “Foi definido todo um protocolo para formalizar o ritual com apresentação da banca, atas de defesa com assinatura digital”, finalizou.