Mais de 200 alunos da rede estadual de ensino receberam certificado de conclusão de cursos promovidos pela Polícia Militar de Roraima. Destes, 190 são alunos do 7º ano que participaram do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e 17 estudantes que concluíram o curso de grafite, desenvolvido no Projeto Picasso Não Pichava. A formatura ocorreu nesta terça-feira (30), no Colégio Militar Estadual Professora Elza Breves de Carvalho, zona Oeste.
O Proerd e o projeto Picasso Não Pichava visam o trabalho de prevenção primária voltado às crianças e adolescentes com idade entre 11 e 14 anos. São instrumentos de cidadania que a PM utiliza para ensinar disciplina e arte, com intuito de formar cidadãos mais conscientes e que vislumbrem alternativas de um futuro melhor.
“O Proerd é o programa social da Polícia Militar de mais sucesso no Estado, visto que menos de 5% dos estudantes que já tiveram a oportunidade de participar do curso, se envolvem com drogas”, disse o comandante Geral da Polícia Militar, Dagoberto Gonçalves.
O Projeto Picasso Não Pichava, iniciou com 33 alunos, e segundo Dagoberto, 17 estudantes concluíram o curso. Desenvolvido pela Companhia Independente de Policiamento Comunitário, os projeto têm dado oportunidade para estudantes do Colégio Militar Elza Breves, de aprender a arte do grafite. “Buscamos não apenas a formação de cidadãos, realização e valorização pessoal, mas principalmente a formação de artistas, que agora poderão contribuir para embelezar o ambiente escolar”, disse Gonçalves.
O secretário Estadual de Educação e Desporto, Emanuel Alves, avaliou a parceria entre a Polícia Militar e a Seed de forma positiva, uma vez que essa união visa educar e preparar os estudantes para evitar que se envolvam com drogas e com a violência. “A PM é uma aliada da sociedade e presença de policias dentro da comunidade escolar, reforça os valores ensinados e serve de exemplo para os jovens, desmistificando o pensamento de que a polícia somente repreende”, disse.
A estudante Larissa Gonçalves, participante do Proerd, disse que o Programa ensinou lições importantes que vai levar para a vida inteira. “Aprendi a dizer não às drogas. Isso foi importante para minha vida, pois percebi que as pessoas e que entram nessa vida, vivem em um mundo sem perspectivas para o futuro”, enfatizou.
A integrante do Projeto Picasso Não Pichava, Giseli Caravalho, disse que o aprendizado adquirido foi especial, pois aprendeu a diferença entre pichar e grafitar. “Pichar é algo errado e o Grafite é uma arte. Vou continuar me dedicando para tentar me destacar entre os colegas”, frisou.
Além do Proerd e Picasso Não Pichava, a CIPCom implantou em março deste ano os projetos “Bom de Bola. Nota 10. Rei na Escola” e “Mediador Mirim”, nas escolas do bairro Senador Hélio Campos.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação Social