O Centro Universitário Estácio da Amazônia vai realizar, neste sábado (23), mais uma edição do Júri Simulado. A atividade faz parte da programação de ações do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio. O Júri começa às 8h e vai acontecer no auditório da instituição.
O Júri Simulado reúne aproximadamente 100 acadêmicos de Direito que têm a oportunidade de colocar em prática conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de todo o curso, principalmente, com relação ao procedimento do júri e da ciência criminal.
O coordenador do NPJ, Bruno Andrade Costa, explica que os alunos do 8º semestre, cursando a disciplina Estágio II, é que são protagonistas da atividade. A turma é dividida em dois grupos: uma de acusação e outra de defesa.
“A atividade é desenvolvida pelos acadêmicos de Direito, que devem seguir toda a dinâmica de um júri de verdade, respeitando todo o procedimento da lei. Os alunos foram divididos em equipes e, entre eles, houve a escolha dos cargos e funções que cada um vai desempenhar durante o júri simulado, seja promotor, juiz, advogados ou jurados, além dos que auxiliam nos bastidores”, explicou.
Para realizar a atividade, um caso real foi fornecido pelo Fórum Criminal de Boa Vista. Durante dois meses os alunos puderam analisar o processo se preparar para o julgamento simulado. Todas essas etapas são acompanhadas pelos professores do Núcleo de Prática Jurídica.
Yasmin Guedes