Uma equipe da Marinha do Brasil vem a Roraima pela terceira vez neste ano, para a realização de curso de formação de aquaviária, nas modalidades Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas – nível I. As inscrições serão feitas pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, a partir das 7h30, da segunda-feira, 22, primeiro dia de aula, na APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), local onde será realizado o curso até a sexta-feira, 26.
Serão ofertadas 30 vagas e haverá cobrança de taxa de R$ 8, para realização das provas. Os interessados devem ser brasileiros natos ou naturalizados, ter idade mínima de 18 anos até o dia da inscrição e possuir escolaridade igual ou superior ao sexto ano do Ensino Fundamental. Para efetivar a inscrição, devem ser apresentados CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Identidade, comprovante de residência, uma foto 5×7 e atestado médico emitido há menos de um ano, comprovando bom estado de saúde física e mental, especificamente boas condições visuais e auditivas.
O objetivo do curso é habilitar os alunos com as competências exigidas do Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, para o exercício das capacidades previstas na Norma 13 (Norma de Autoridade Marítima para Aquaviários) da DPC (Diretoria de Portos e Costas). A formação objetiva também oferecer conhecimento, entendimento e proficiência necessários para o desempenho da função de condutor de embarcações de pequeno porte, empregadas na navegação interior, nos lagos, nos rios e em apoio portuário fluvial, conforme definido pela Capitania de Portos.
A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental oferecerá aos alunos, por empréstimo, o material de ensino. Serão exploradas as disciplinas: Navegação e Manobra de Embarcação, Construção de Embarcações Fluviais, Estabilidade e Manuseio de Cargas, Segurança e Responsabilidades Sociais, Motor Propulsor e Sistemas Auxiliares.
Fonte: secretaria estadual de Comunicação