As boas vindas a campanha Maio Amarelo, mês de conscientização a acidentes fatais no trânsito, aconteceu na noite desta segunda-feira, 8, na Praça Fábio Marques Paracat. A campanha acontece pelo quarto ano em Boa Vista e será desenvolvida pela Superintendência Municipal de Trânsito, através do Departamento de Educação para o Trânsito (Depet) e tem como tema “Minha escolha faz a diferença”.
Durante todo o mês serão abordadas questões importantes para um trânsito seguro, destacando o uso de celulares, o excesso de velocidade e o consumo de bebidas alcoólicas, aliados à direção. Em 2016 cerca de cinco mil condutores foram autuados por conduzirem automóveis sem uso de cinto de segurança e 800 foram autuados por conduzirem veículos falando ao celular ou usando fones de ouvido.
Ao longo do mês, serão promovidas palestras, oficinas, panfletagem e outras ações educativas como forma de conscientização para um trânsito mais consciente. A campanha conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Projeto Crescer (Oficina de Trânsito), Braços Abertos e outras secretarias municipais.
De acordo com Ednalva Freitas, diretora da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), uma das principais ações do Maio Amarelo serão as blitz educativas. “Estas intervenções e abordagens diretas garantem bons resultados. As blitz educativas têm o objetivo de conscientizar e levar informações diretamente às pessoas, com panfletos elaborados de forma bem clara”, destacou.
No primeiro trimestre de 2017 houve redução de 25% nas mortes ocorridas na capital, em comparação ao mesmo período do ano de 2016. Além disso, também foi registrada redução de 20% nas mortes de motociclistas. A frota de veículos em circulação em Boa Vista é de mais de 170.000, 46% é de moto.
Raimundo Barros, secretário de Segurança Urbana e Trânsito, falou sobre os resultados alcançados no último ano. “É com muita satisfação que iniciamos mais uma campanha trazendo bons resultados. Tudo isso graças ao investimento que vem sendo realizado desde 2013. A redução em 25% de óbitos em acidentes de trânsito é um índice excelente. É preciso que todo mundo entenda que suas atitudes fazem diferença no trânsito”, afirmou.
A capital dispõe de mais de 50 pontos semafóricos modernos, a maior parte com lâmpadas led, porta-focos e no break. Já foram implantadas e revitalizadas mais de dez mil placas de sinalização em toda a cidade e após a implantação da ciclovia, houve a redução em 70% de acidentes envolvendo ciclistas.
De 2013 a 2017, foram instalados 27 semáforos novos e outros 22 foram revitalizados – foco led, controlador e nobreak. Cerca de 20 mil tachinhas e 7000 placas de sinalização verticais novas foram implantadas. O número de faixas de pedestres chega a 600 e 130 mil metros quadrados de pintura horizontal, incluindo a ciclovia, tornaram Boa vista a 6ª capital com mais quilômetro de ciclovia por habitante, com 40 quilômetros de ciclovias.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)