Menu

Search
Close this search box.

Buscar

Ministro das Cidades deve anunciar liberação de R$ 102 milhões para conclusão de obras de saneamento em Boa Vista

Uma reunião realizada na quarta-feira, 16, no Ministério das Cidades, que contou com a presença do deputado Hiran Gonçalves (Progressistas/RR) e do secretário estadual de Infraestrutura de Roraima, Anderson Campos, foi determinante para que o ministro Alexandre Baldy confirmasse sua decisão de promover o repasse de cerca de R$ 102 milhões para a conclusão de obras de sanea­mento básico em Boa Vista. A liberação da verba deve acontecer nas próximas semanas. Hiran Gonçalves apresentou o projeto da sexta etapa das obras e também o calendário da inauguração das obras em andamento.

“A sensibilidade do ministro Baldy para com a rápida conclusão das obras de esgotamento sanitário que vão beneficiar a população de Boa Vista deve ser motivo de orgulho e agradecimento de todos nós, pois evidenciou sua visão de gestor comprometido com o bem-estar social e sua generosidade para com o Estado de Roraima”, afirmou o deputado Hiran Gonçalves.

A liberação de recursos vai privilegiar diretamente a execução da sexta etapa das obras de saneamento no município de Boa Vista. Uma obra é executada pelo governo do Estado de Roraima, com recursos do Ministério das Cidades. Nesta sexta etapa estão incluídas a construção da quarta estação elevatória e a construção de interceptores de linhas de recalque para atender os bairros Conjunto Cidadão, Airton Rocha, parte dos bairros Hélio Campos e Nova Cidade.

Para Hiran Gonçalves, com a conclusão das obras de saneamento, Boa Vista vai entrar em uma nova etapa de desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao ganho de qualidade na saúde pública. “Muitas doenças associadas à falta de saneamento básico, como a cólera, causada por uma bactéria transmitida por ingestão oral de água contaminada; a hepatite A, transmitida por meio do contado entre indivíduos e água contaminada com fezes; a febre tifoide, causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi; a amebíase, que é uma infecção parasitária que afeta o intestino; e a leptospirose, comum nos períodos de chuva causada pela infecção por uma bactéria presente na urina de ratos, deixarão de assombrar a população da nossa capital”

Na avaliação do secretário Anderson Campos, a intermediação do deputado Hiran Gonçalves junto ao ministro Alexendre Baldy facilitou e acelerou todo o processo de liberação da verba para o Estado de Roraima. “Sem a amizade que o deputado Hiran demonstrou ter com Alexandre Baldy e sua facilidade em apresentar as justificativas certas no sentido de sensibilizar o ministro para assinar o protocolo para liberação dos recursos, certamente ainda estaríamos percorrendo várias secretarias do Ministério das Cidades para conseguirmos isso”, disse.