Acadêmicos do Centro Universitário Estácio da Amazônia participam na manhã deste sábado, de mais uma edição do Mutirão pela Vida, em parceria com a Diocese de Roraima, por meio do grupo missionário São Raimundo. A ação acontece até as 12 horas, na escola Raimundo Eloy, Conjunto Cidadão.
“Essa parceria, que caminha para o seu segundo ano, busca oferecer atendimento jurídico e social a quem necessita e, neste semestre em especial, comunidade do Conjunto Cidadão e entorno é que será atendida”, explica o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Antonio Baraúna.
No evento, os acadêmicos do Curso de Direito da Estácio, acompanhados por advogadas orientadoras, atenderão à comunidade esclarecendo a respeito de seus direitos e dúvidas a respeito, por exemplo, de pensão alimentícia, divórcio, guarda, regime de visitação, cobrança de dívidas, direito do consumidor, danos materiais e morais, entre outros. “Identificando a necessidade e possibilidade de solução do conflito por meio de um acordo entre as parte, será agendada uma audiência de conciliação no NPJ-Estácio e, caso não haja acordo nessa audiência, o NPJ ajuizará a ação cabível”, esclarece Antonio Baraúna.
Além da assistência jurídica gratuita, a comunidade está tendo acesso a atendimento dos estagiários do curso de Serviço Social e do curso de Enfermagem da Estácio, palestras e orientações dadas pelas Pastorais sociais da Diocese, orientação e atendimento prestados pela equipe do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME) da Assembleia Legislativa, além de orientação e exames de câncer de mama pela Liga de Combate ao Câncer e teste rápido de Hepatites, Sífilis e HIV, pela secretaria municipal de Saúde. “Acreditamos que eventos dessa natureza são de fundamental importância para levar cidadania à população mais afastada do centro da cidade e com menores condições econômico-sociais”, diz o professor.
Ainda conforme Antonio Baraúna, a Estácio possui uma tradição nessa interação de seus acadêmicos com a comunidade na qual está inserida. “Nos últimos anos, vem ampliando sua área de atuação e os serviços disponibilizados gratuitamente à comunidade. Especificamente para o curso de Direito, o evento Mutirão pela Vida é uma excelente oportunidade para que nossos acadêmicos coloquem em prática os conhecimentos jurídicos adquiridos em sala de aula, além de demonstrar-lhes a importância e a necessidade de disponibilizar seu conhecimento jurídico à parcela menos assistida da sociedade. Acreditamos que atividades dessa natureza contribuam para a formação de profissionais operadores do direito com uma visão mais humanitária do direito e, portanto, mais atentos ao problema social existente por detrás de cada litígio”, concluiu.