O que é Publicidade e Propaganda? Saiba tudo sobre o curso

Quando se fala em Publicidade e Propaganda, os anúncios em TV e na mídia impressa vêm rapidamente à mente. De fato, os profissionais desta área trabalham – e muito – na criação destas peças. Mas o que se aprende nesta graduação vai muito além da elaboração de anúncios. Afinal, a indústria da Publicidade e Propaganda movimenta bilhões de dólares no Brasil todos os anos.

Os publicitários desempenham um papel muito importante na relação de empresas e serviços com o mercado e a sociedade. Por isso o campo de trabalho destes profissionais é vasto e permite a construção de uma carreira sólida em diferentes setores.
Conheça melhor a faculdade de Publicidade e Propaganda e o que se estuda ao longo da graduação para descobrir se este curso é o ideal para você!

O curso de Publicidade e Propaganda

A graduação em Publicidade e Propaganda é um bacharelado com duração de quatro anos. Pode ser encontrada em universidades públicas e privadas em todo o País. Os cursos na modalidade de ensino presencial são mais comuns, mas existem também faculdades que oferecem graduação a distância com reconhecimento do MEC. A duração é a mesma na modalidade EAD e o conteúdo do currículo também.

Os alunos precisam estudar muitas disciplinas da área da Comunicação e ainda Administração e Economia. Além de desenvolverem a criatividade e as habilidades para comunicar bem uma ideia, precisam entender sobre o mercado, as características do público consumidor, planejamento e estratégia. A combinação destes conhecimentos é essencial para a elaboração de campanhas publicitárias eficientes.

Há bastante atividade prática no curso. É preciso colocar a mão na massa para entender como se dá a criação das peças e como comunicar uma mensagem em diferentes mídias. As aulas acontecem em laboratórios bem específicos, como:

Laboratório de TV Laboratório de Áudio Laboratório de Edição Laboratório de Fotografia Agência Experimental de Propaganda Laboratório de Informática Laboratório de Design Gráfico

Para se formar é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estágio não é obrigatório, apenas algumas universidades exigem esta experiência.

O que se estuda em Publicidade e Propaganda
Conheça algumas das disciplinas mais comuns desta graduação:

Administração de Agência Administração de Marketing Aplicações de Publicidade e Propaganda Comunicação Digital Conceitos e Processos em Publicidade e Propaganda Criação e Redação Publicitária Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos Direção e Produção em Rádio e TV Direito e Legislação Editoração Eletrônica e Design Gráfico Estatística Descritiva Estudo do Comportamento do Consumidor Estudos Linguísticos de Textos Publicitários Ética e Legislação Publicitária Fotografia Gestão de Marcas Leitura e Produção de Texto Língua Portuguesa Linguagem e Produção em Rádio Linguagem e Produção em TV Mídia Pesquisa de Opinião e Mercadológica Pesquisa em Comunicação Planejamento de Marketing e Comunicação Planejamento de Mídia Produção Gráfica Promoção e Merchandising Propaganda Política Técnicas de Fotografia Publicitária Tecnologias em Comunicação Teoria da Comunicação

Concorrência para entrar em Publicidade e Propaganda

Há mais de 200 instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda no Brasil. Mesmo com tantas opções, a concorrência tem se mantido acirrada, principalmente nas faculdades públicas. Em todo o País, o curso aparece com frequência entre os mais disputados. Segundo o último Censo da Educação Superior, a média nacional da concorrência nas universidades públicas tem ficado próxima a 30 candidatos por vaga.

Nos processos seletivos que usam a nota do Enem como base de classificação, dá para ter uma ideia da concorrência analisando as notas de corte. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica alunos para vagas em universidades públicas, a nota de corte de Publicidade e Propaganda tem ficado em torno de 670 pontos. No Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos em universidades privadas, a nota média para conseguir entrar é um pouco mais baixa: 590 pontos.

Quanto custa estudar Publicidade e Propaganda

Se você pensa em estudar Publicidade e Propaganda em uma universidade privada, consulte o valor da mensalidade. Há uma grande variação nos preços, dependendo da instituição e da região onde está localizada. Há universidades de cobram cerca de R$ 400 e outras, mais de R$ 3 mil. Em média, a mensalidade de Publicidade e Propaganda na grande maioria das instituições custa em torno de R$ 1 mil.

O que faz o publicitário

A principal missão do publicitário é desenvolver campanhas ou estratégias de comunicação com o objetivo de vender um produto ou ideia, promover uma empresa, fortalecer uma marca e até cuidar da imagem pessoal de políticos ou pessoas famosas. Veja onde o profissional pode trabalhar:

Agências de Publicidade Departamentos de Marketing e Relacionamento em Empresas Públicas e Privadas Escritórios de Comunicação Estúdios de Design Assessorias de Imprensa Veículos de Imprensa (TV, Impressos, Internet) Empresas de Pesquisa de Mercado Produtoras de imagem Órgãos Públicos Como profissional autônomo
Fonte: Guia da Carreira