Nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), o Centro Universitário Estácio da Amazônia vai realizar duas oficinas de empregabilidade com foco na Lei 8.666/1993, mais conhecida como a Lei de Licitações. A ideia é fazer uma interdisciplinaridade entre os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e o curso de Direito sobre o tema, analisando casos concretos.
No primeiro dia, os alunos terão a participação da professora de Direito da Estácio, Rozinara Barreto, que vai conversar com o público por meio da plataforma Teams, a partir das 18h30. Na sexta-feira, a professora Kellen de Souza Singh, dos cursos de Engenharia, fará uma oficina sobre a aplicação da referida legislação. O encontro será presencial, no auditório da instituição, começando às 18h45.
De acordo com Rozinara, tanto o aluno de Direito como de Engenharia podem agregar ao seu currículo os conhecimentos da lei que rege as obras e contratos na administração pública. Ela falará sobre as regras previstas, tipos e modalidades de licitações de obras, bem como o passo a passo de toda a fase, interna e externa, para a elaboração de um procedimento administrativo do serviço de construção de uma obra.
“O objetivo é demonstrar sua aplicabilidade [da lei] em setores públicos, em que o engenheiro, ou profissional do direito, ao ingressar na gestão pública, possa também trabalhar nessa área de licitações, em análises de processos licitatórios, podendo utilizar a sua expertise em licitação, agregado ao curso a qual ele se formou”, explica.
No dia seguinte, os alunos vão analisar a aplicação da lei de licitações em casos concretos na Engenharia para identificar erros e acertos que podem ser aproveitados e corrigidos. As oficinas são gratuitas e abertas ao público geral interessado no assunto.