Oitenta e dois alunos dos sétimos anos da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS) participaram nesta segunda-feira, 24, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), da solenidade de certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar de Roraima (PMRR) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).
O Coral de Libras da EEPCS participou do momento cultural com a apresentação da música “É preciso saber viver”, interpretada por Titãs.
O público-alvo do programa são os alunos dos sétimos anos das escolas públicas de Boa Vista e tem como objetivo levar às crianças e adolescentes, mensagens de sensibilização, por meio de palestras educativas, quanto à importância de ficar longe das drogas.
Na solenidade, o governador Antonio Denarium, afirmou que continuará apoiando a realização do Proerd, com o intuito de fortalecer cada vez mais o programa. “Esse brilhante trabalho da Polícia Militar de Roraima é reconhecido como um modelo de ação em prol da educação e por isso damos total apoio, pois temos de levá-lo a todas as escolas do Estado de Roraima, esse é o nosso propósito. Estamos trabalhando muito para tornar a nossa educação um modelo para todo o Brasil e nossa meta agora é reformar e ampliar todas as escolas de Roraima, pois precisamos dar melhores condições de trabalho para nossos educadores, tanto na capital quanto no interior e comunidades indígenas”, disse o governador. Ele finalizou aconselhando aos alunos a dedicarem-se aos estudos, como forma de garantir um futuro melhor.
Na opinião da gestora da EEPCS, professora Jeane Lima, o Proerd é de fundamental importância dentro das escolas, pois oportuniza aos alunos a discussão acerca de um tema complexo que afeta muitas famílias. “Por meio do programa eles conseguem entender que podem e devem dizer não às drogas e aprendem a mediar os conflitos que, por ventura, possam ocorrer dentro da escola. Consequentemente é uma ferramenta que auxilia a escola, pois eles são formados para serem disseminadores do projeto perante os outros alunos e com isso se tornam responsáveis e compromissados com sua educação”, ressaltou a gestora.
Para o aluno Kevyn Gabriel Dias Costa, do 7.° Ano B, que representou os alunos da EEPCS na certificação, a participação no programa contribui para a orientação dos alunos, que muitas vezes, não têm esse diálogo com a família. “Participar do Proerd foi bom, pois nos ensinou que não podemos usar drogas, pois além de prejudicar nossa saúde, compromete a convivência com a nossa família e com os nossos amigos. O programa serviu também para conscientizar aquelas crianças e adolescentes que não têm a oportunidade de conversar com os pais”, disse Kevyn.
Proerd – O programa tem como base o Projeto Americano “DARE”, desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – Estados Unidos da América. Atualmente, é aplicado em todo o Estado Norte Americano e em mais de 50 países, dentre eles o Brasil
O programa foi implantado em Roraima em agosto de 2000, no Instituto Batista de Roraima (IBR). Mas as aulas só começaram a ser ministradas na rede estadual de ensino no dia 26 de março de 2001, na Escola Estadual Maria Sônia de Brito Oliveira.
Até hoje o Proerd já atendeu mais de 85.000 crianças e adolescentes com currículos para o 4º, 5º e 7º Ano do Ensino Fundamental, sendo aplicado em mais de 60 escolas da rede estadual e em algumas da rede privada. Cada escola atendida pelo programa conta um instrutor Proerd, um policial militar, que é o responsável por desenvolver as atividades do programa em sua unidade de ensino.
Fonte: Ascom