Opinião

Herança educacional perversa

Ronaldo Mota* Educação é uma das mais relevantes e eficientes ferramentas para a promoção de oportunidades de ascensão social. Porém, educação não é um instrumento

O desmonte da educação

Por Gilberto Alvarez Giusepone Jr. (*) Poucos anos atrás, o Brasil era reconhecido internacionalmente pelo seu esforço em reduzir os índices de pobreza e também

O fim da escola sem fim

Ronaldo Mota* As raízes mais remotas da escola, tal como nós a conhecemos hoje, estão depositadas na Grécia Antiga, especialmente referenciadas, ao redor do século

A cidadania sitiada

“O que não se submete ao critério da calculabilidade e da utilidade torna-se suspeito” (Theodor Adorno e Max Horkheimer, Dialética do Esclarecimento) *Gilberto Alvarez Giusepone

Educação infantil no Brasil

Janguiê Diniz Faltam creches e escolas infantis no Brasil. Essa afirmação é o que se pode concluir dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia

O mundo do trabalho

Luiz Gonzaga Bertelli* Desde os primórdios, o trabalho acompanha a história da humanidade. As primeiras atividades agrícolas surgiram ainda na pré-história. No Egito Antigo, predominava

Educação e corrupção

Ronaldo Mota* Educação está associada a todos os comportamentos e hábitos, individuais ou coletivos. Mesmo assim, não há uma correlação simples, direta e óbvia entre

Epitáfio para a educação

Por Gilberto Giusepone (*) Num cenário que anuncia expressivas perdas no campo social, as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo têm uma personagem que

Agora é hora de qualidade

Luiz Gonzaga Bertelli* Há algumas décadas, em tempos menos tecnológicos, era comum os jovens gastarem o dia na rua. Chão de terra batida, cantigas de